segunda-feira, 23 de julho de 2007

A Resposta da Dor

Muitos assistiram, horrorizados, às notícias da tragédia que aconteceu em São Paulo na última terça-feira, com o vôo 3054 de uma conhecida empresa aérea.
Tragédias são chocantes, e geralmente nos fazem perguntar sobre o porquê de sua existência. A Bíblia diz que devemos estar prontos para dar a razão da esperança que está em nós, e, diante de questionamentos que envolvem a existência e o caráter de Deus, precisamos ter uma resposta firme e bíblica.
Por que isso aconteceu? Deus não existe? Ou se Ele existe, por que Ele permitiu que isso acontecesse?
Algumas posturas são observáveis diante da pergunta. Há quem enfatize o lado da solidariedade, e, tomado por um sentimento de caridade e compaixão, esqueça a soberania de Deus, como determinado pastor, que se perguntou, diante de toda a rede internacional de computadores, se Deus piscou no momento do acidente, afirmando que a sua [do pastor] insegurança humana estava gritando.
No extremo oposto há os “justiceiros”, aqueles que, despidos de qualquer compaixão, proclamam a ira a justiça de Deus, categorizando a tragédia como “juízo” do Senhor, castigo merecido.
Penso que, antes de qualquer coisa, a hora é mais de ouvir do que falar. Ouvir é sempre uma bela forma de demonstrar amor. Mas, após ouvir os lamentos, e as perguntas feitas, há o momento de nos manifestarmos verbalmente. Nenhuma das posturas anteriores realmente responde o problema de forma bíblica. O primeiro exemplo peca por negar a soberania de Deus. O segundo, erra por inferir que tudo o que acontece de ruim é juízo do Senhor (no caso de Jó, por exemplo, era bênção).
A conclusão é que não podemos dizer com certeza por que Deus permitiu isto. Mas podemos nos firmar em pelo menos três respostas bíblicas que gritam alto diante de situações assim: (1) Não há acidentes para Deus. Em Sua onisciência, onipotência, e soberania, Deus controla todas as coisas, de modo que nada acontece sem o Seu aval (Mt.10.29). (2) Deus permite que as consequências das ações humanas aconteçam. O Senhor, em Sua vontade permissiva, permite que negligências de homens alcancem o seu fim natural. Desta forma, a omissão, passividade, falta de atenção ou responsabilidade pode trazer consequências ruins para uma pessoa ou coletividade (Pv.1.19, 3.35, 6.11) (3) Todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que amam a Deus (Rm.8.28). Embora não saibamos o papel que tais eventos trágicos desempenham nos planos do Altíssimo, sabemos que Ele age por meio de situações assim.
Somente se estivermos solidamente fundamentados na Palavra de Deus podemos dar respostas consistestes, e dar esperança e conforto àqueles que precisam de apoio em momentos tristes.
Oremos pelas famílias que sofrem nestes dias difíceis.

SOLI DEO GLORIA.

Nenhum comentário: