terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pesquisa aponta semelhanças entre admiradores da música clássica e fãs de heavy metal

Fonte: O Verbo - notícias cristãs

Publicado por Redação em 8/09/08

Quem diria? Os apreciadores de música clássica e os cabeludões que curtem heavy metal têm muito mais em comum do que se poderia supor.



(Fonte: Cristianismo Hoje) - Uma pesquisa realizada na Universidade Heriot Watt, de Edimburgo, na Escócia, analisou a relação entre gosto musical e personalidade entre os dois grupos sugere que há semelhanças. Os pesquisadores fizeram perguntas a 36 mil pessoas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais. Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.

Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal. "São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", questiona North. Ele ressalta que uma das explicações pode ser o aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos. "As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal – acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirma o pesquisador.

De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing. "Se você sabe a preferência musical de uma pessoa, pode dizer que tipo de personalidade ela tem e para quem deve vender", destaca. "São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs."

Nenhum comentário: