quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Diário de bordo: Conferência de Artes na Igreja Batista Central de Fortaleza - A honra e o Artista


A IBC de Fortaleza realizou no último fim de semana a Conferência de Artes, com o título "A honra e o artista". Eu e outros três integrantes da equipe de louvor de nossa igreja (Igreja Batista Renascença, em São Luís, Maranhão) fomos lá para aprendermos alguma coisa.

Voltei de lá com ótimas impressões. O palestrante foi Adhemar de Campos, por quem eu confesso conhecer muito pouco até então. Durante as plenárias, fomos "metralhados" com as Escrituras do início ao fim. Fiquei impressionado com o conteúdo bíblico que esse cara possui.

Pois bem, as plenárias foram ótimas. A primeira enfatizou o foco do artista - a glória de Deus, a singularidade de Cristo, a necessidade de um alvo estabelecido, entre outras questões. Esta foi ministrada na sexta à noite. O dia de sábado foi reservado para seminários e um show do Adhemar de Campos - por ocasião do lançamento de seu mais recente cd e dvd. O domingo pela manhã ainda foi palco de duas plenárias, mas só pude assistir a primeira para não perder o vôo de volta para o Maranhão. Dessa vez assisti a palestra do Orlando Neri - o líder do ministério de artes da IBC - sobre o equilíbrio na vida do artista cristão. O texto de Romanos 12 foi bem apresentado, e dá pra perceber tranquilamente a influência do Pr. Armando Bispo sobre os seus liderados.

Participei de dois seminários no sábado: "Simplesmente artista" (sábado de manhã, ministrado pelo Orlando Neri) e "Comunicação" (tarde, com a galera do ministério de comunicação de lá). Dois excelentes seminários, o primeiro enfatizando o coração, e o segundo, a parte técnica.

Por fim, saio dessa experiência com a nítida percepçao de que é possível fazer um bom louvor sem cair nos abismos da superficialidade teológica (ou da heresia). É possível manter um elevado nível técnico com um coração quebrantado e contrito. É possível ser relevante sem aderir às modas do nosso tempo. É possível ser bíblico, e nisto repousa a essência do louvor e da adoração.

Um milhão de fotos do evento estão à disposição no meu álbum virtual. Mas eu suponho que vocês tenham mais o que fazer.

Um comentário:

Pablo Ramada disse...

Deve ter abençoadamente edificante!