quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Comece o ano com o Evangelho


A virada de ano é o momento mais cheio de poses. Ouçam o que digo e, possivelmente vocês concordarão. O sujeito passa o ano inteiro fazendo coisas sujas, mas na última noite do ano ele veste o impecável branco. A solteirona "por vocação" se veste de vermelho, para convencer a si e aos outros de que é sedutora. Os crentes são engraçados também. Muitos deles têm que estar, religiosamente (não pude deixar passar o trocadilho, desculpem), ajoelhados quando o relógio marca o início do novo calendário. Certamente olhos fechados e algumas lágrimas ajudam a compor a cena.

Não estou dizendo que todos são pura encenação. Há indivíduos muito sinceros no meio deste grande teatro. Mas a plasticidade do cenário salta aos olhos.

No entanto, não era sobre isso que eu tencionava escrever. 2009 já chegou e as poses já foram feitas - muitas delas registradas em fotografias. Penso agora, em uma forma adequada de iniciar o período.

Não esquento muito a cabeça e logo vem à mente: o Evangelho é a melhor forma de começar qualquer coisa. Se tudo deve ser feito para a glória de Deus, como afirma o apóstolo (1Co.10.31), qualquer coisa mesmo pode ser iniciada com Jesus.

Eis o que eu queria dizer: pensar sobre a pecaminosidade do homem, a incapacidade humana de produzir salvação, a ira e misericórdia Divina, a encarnação - vida - morte - ressurreição - intercessão de Jesus, e a graça de Deus na preservação do Seu povo, produzirá a disposição adequada de espírito para o início deste novo ciclo de 12 meses.

A mensagem do evangelho quebranta o homem. Ela revela a miséria da humanidade. Produz a humildade que precisamos para esses tempos. Ao mesmo tempo, eleva o coração abatido às alturas, ao demonstrar que somos amados por Deus. A verdade de Jesus tira o homem do topo do mundo e demonstra o verdadeiro centro - o Cristo. A contemplação do Poderoso Deus na base do Universo nos dá esperança e forças para as situações a serem enfrentadas em 2009.

Menos poses, mais Jesus. Menos plástica e mais evangelho. Para começarmos bem o ano, o poder de Deus para a salvação (Rm.1.16) é uma ótima pedida.

Nenhum comentário: