segunda-feira, 23 de março de 2009

Livrim da Semana: O cavalo e seu menino, C S Lewis, Martins Fontes, 101 p.

Como vocês já devem ter percebido, estou lendo as Crônicas de Nárnia sistematicamente. Dessa vez li o terceiro livro na ordem lógica, conforme a coletânea da Martins Fontes: O cavalo e seu menino.

Os comentários gerais sobre a capacidade de despertar a imaginação, bem como ilustrar as realidades do Cristianismo, já foram postados nos comentários dos livros anteriores.

Algo bastante interessante nessa obra é a observação de um novo pano de fundo. A história não se dá mais a partir da Inglaterra, na frieza européia, mas se inicia na Calormânia - algo mais para a Arábia ou Índia, enfim, mais asiático.

Aslam aparece desta vez como Quem cuida das pessoas (e animais) desde a infância, preparando o caminho para o reinado que há de vir.

Provavelmente as cenas que considerei mais interessantes foram a de Aslam (ainda desconhecido pelos aventureiros) perseguindo as personagens principais, e machucando a jovem Aravis, bem como a que Shasta conversa com Aslam no escuro, enquanto se sentia só.

Ambas indicam a soberania de Deus, quando pensamos que Ele está contra nós, ao nos ferir, ou quando pensamos que estamos sós.

Novamente, preciso recomendar esta obra tanto para adultos quanto para crianças. Vale a pena!

2 comentários:

Roberto Vargas Jr. disse...

Olá, Allen.

Uma pergunta: você está lendo ou relendo?
Como eu já disse em post anterior, já li e reli diversas vezes e em diversas ordens! rsrsrs. E nunca me cansarei disso!

A respeito de uma discussão que tive, aproveitei as imagens de Nárnia para escrever um "conto". Dê uma passadinha lá para conferir. Se quiser e puder, claro!
Segue o link: http://robertovargas-make.blogspot.com/2009/03/um-conto-nada-fantasioso.html

Se passar por lá, esqueça o motivo do penúltimo parágrafo (não, porém, seu conteúdo), pois não vale a pena! Mas me diga o que achou.

Grande abraço. Em Cristo,
Roberto

Roberto Vargas Jr. disse...

Caríssimo,
Obrigado pela visita ao meu blog e comentário.
Mas, puxa, se você ainda vai ler, acabei por tirar um pouco da surpresa do último livro. Desculpe-me. Devia ter dito para ir ao meu blog apenas se já tivesse lido todos os livros.
Mesmo assim, garanto a você que a leitura não perderá nadinha do seu prazer.
Em Cristo,
Roberto