terça-feira, 17 de março de 2009

Livrim da Semana: O leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, C S Lewis, Martins Fontes, 87 p.

O fim do "Sobrinho do Mago" indicou a confecção de um guarda-roupa com propriedades mágicas. Foi construído a partir da árvore plantada com a maçã que Digory trouxe de Nárnia.

Esse guarda-roupa se torna o portal entre o nosso mundo e Nárnia no "Leão, a feiticeira e o guarda-roupa". Os personagens agora são outros - Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro, bem como habitantes do outro mundo, o sr. Tumnus, os castores, Jadis (a feiticeira), e o soberano leão Aslam.

As aventuras da criançada em um grande casarão os levam a Nárnia, onde encontram novas emoções e lutas a travar. O poder da feiticeira está destruindo o mundo. Já levou embora a primavera e outras estações, deixando apenas o tenebroso inverno. Vários habitantes daquela terra foram punidos e transformados em estátuas, e agora ela deseja destruir as crianças, pois, segundo a profecia, são a ameaça ao seu trono.

Aslam, porém, está voltando a Nárnia para colocar as coisas em ordem. A batalha é dele. Sob a sua liderança a ordem é restaurada, a primavera retorna - e, com ela, a beleza -, as quatro crianças são entronizadas, até que voltem ao nosso mundo.

Parte especial da história está na redenção de Edmundo (uma das mais belas ilustrações da morte substitutiva de Jesus). Edmundo cometeu traição, e por isso merece a morte, conforme a magia profunda (a justiça de Deus?). A feiticeira reivindica a morte do garoto, mas Aslam se entrega no lugar dele, recebendo a vergonha, a dor, e a morte que o traidor merecia. Finalmente o grande Leão ressuscita para a vitória, e conduz os seus súditos ao triunfo final, e à restauração da paz naquele mundo.

A história do livro é belíssima, e, como o livro anterior, é um poderoso instrumento de educação dos filhos no temor do Senhor, pois apresenta grandes metáforas a serem utilizadas por pais e professores para ajudar as crianças a pensarem e compreenderem as verdades bíblicas.

Valores como a honestidade, fidelidade, amor e honra são amplamente ensinados.
A morte e a ressurreição de Aslam são o ponto alto do livro. Nada mais belo do que a verdade da justificação pela fé, e da morte substitutiva de Jesus.

Recomendo!
É melhor ler o livro antes do filme, para que a sua imaginação não fique direcionada pelas imagens da telinha.

Compre aqui
Compare preços aqui
Leia mais sobre o livro aqui

Nenhum comentário: