sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Desafio de uma espiritualidade consciente - Acampamento de Jovens - parte 5 (1)


Já contei a história da Luiza por aqui, não? A Luiza é a típica jovem cristã de uma dessas igrejas "pra frente", dessas comunidades modernas que adoram falar mal dos tradicionais. Aliás, os coitados conservadores levam pedradas de todos os lados (uns distribuem também) - mas estou me desviando do assunto. Voltemos.

Eu e Luiza estudávamos no mesmo colégio. Eu estava descobrindo o maravilhoso universo da teologia, e apaixonado por minhas leituras. Ela estava descobrindo o universo paralelo das experiências, e também curtia muito aquele momento.

Até que um dia nos encontramos no intervalo. Ela viu o livro verde em minhas mãos. Pegou, meio curiosa. A palavra "doutrina" na capa do livro era extremamente evidente. Mais do que ela podia suportar. E assim ela me devolveu a obra, soltando a pérola: "não gosto muito de ler essas coisas de doutrina". Minha resposta? Não lembro se fiquei entre aqueles ruídos que a gente faz quando não sabe o que falar: "eh..."; ou se apenas fiquei calado.

O ponto interessante é que, ao rejeitar a leitura doutrinária, ela estava seguindo uma doutrina. Ao deixar de lado o estudo consciente da teologia - mesmo a partir da Bíblia -, ela revelou a concepção comum em muitos círculos.

Nenhum comentário: