terça-feira, 13 de outubro de 2009

Retiro L'Abri Brasil: A Esperança Cristã

Acabo de receber a notícia no meu e-mail, e transcrevo o recado abaixo.

Queridos Amigos de L'Abri Brasil,

Retornamos às atividades normais após nossa II Conferência! E convidamos a todos para o Retiro L'Abri Brasil que acontecerá entre os dias 13 e 15 de novembro de 2009, no Sítio do Vô, em Rio Acima, MG. O tema abordado será "A Esperança Cristã". Convide os(as) amigos(as) interessados(as) e participe conosco!

Descrição do Tema:

Vivemos em dias nos quais a vida, os valores e as culturas se tornam crescentemente dinâmicas e volúveis. Estas constantes mudanças trazem, por sua vez, confusão quanto ao que esperamos do futuro e a que mundo queremos ajudar a construir. Esta crescente confusão tem, da mesma forma, afetado a esperança pessoal das pessoas, roubando uma imagem inspiradora do futuro e alterando de forma marcante a maneira em que agem no presente.

O tema da esperança sempre foi repleto de polêmicas em torno de sua real importância e lugar na vida pessoal e das culturas humanas. Por um lado, há aqueles que preferem nada esperar, ou que negam a eficácia da esperança, apagando de seu horizonte qualquer imagem que inspire um tipo específico de vida. Nietzsche, representante deste grupo, afirmou que a esperança seria "o pior dos males, prolongando os tormentos dos homens". Com um outro enfoque, há aqueles que buscam na esperança uma fonte de força e de vida, inspirando ações e um olhar distinto de vida no tempo presente. Martin Luther King Jr. afirmou que "se você perde a esperança, de alguma forma você perde a vitalidade que mantém a vida em seu movimento, você perde aquela coragem de ser, aquela qualidade que o leva a prosseguir em face de tudo o contrário." Dentro do universo cristão, distintas idéias sobre o conteúdo de sua esperança continuam a confundir e a dificultar a vida em tempos de intensas mudanças, gerando o desespero, a indiferença e a apatia em relação à vida e o futuro.

Mas qual seria o lugar real da esperança na vida cristã? Quais seriam os contornos de uma imagem de futuro segundo os propósitos de Deus em sua criação e narrativa? Como isto afetaria nossa vida no presente? Estaremos abordando de forma conjunta e comunitária este importante tema por meio de palestras, filmes e discussões nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2009, em um lugar especial em Rio Acima, MG. Você é o(a) nosso(a) convidado(a)!

Programação e Inscrições:

- Ficha de Inscrição em Anexo. [nota do BJC: você pode solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail do L'abri]

Informações:

- 31- 9225-1923 (Vanessa)
-31- 2535-8962(Alessandra ou Guilherme)
-31- 8449-2163 (Rodolfo)
- labri.brasil@gmail.com


Nenhum comentário: