sábado, 3 de abril de 2010

Max Weber dizia que os países protestantes de origem calvinista olhavam com bons olhos a riqueza, pois essa seria uma graça divina. Já os católicos admirariam a pobreza, pois esta indica desinteresse por assuntos mundanos. Tem algum fundamento nisso?

Primeiro, você tem certeza que Max Weber dizia isso?
Existe tanta leitura errada deste sociólogo, que alguns chegam ao extremo de afirmar que, segundo Weber, Calvino definiu a riqueza como evidência da predestinação. Nada mais falso (em Calvino e em Weber).

Dito isto, podemos sair da análise de Weber e comentar o ponto em si: não acho que a coisa seja matemática assim. Por causa de alguns católicos cujo voto de pobreza era evidente, países podem ter adotado esta postura. Ainda assim, nem sempre é fácil determinar a linha de um país inteiro, considerando que os reis sempre ostentaram algum tipo de riqueza.

Do outro lado, os protestantes parecem ter mais facilidade para lidar com a riqueza pelo fato de não demonizá-la. Isso não significa, contudo, que a buscavam, pois muitos preferiam o estilo de vida simples e se contentavam com isso.

Desta forma, eu diria que a sua afirmação tem fundamento no sentido de que alguns protestantes e alguns católicos adotavam tal postura, mas não tem fundamento se deseja colocar todos no mesmo barco.

abraço, e obrigado pela pergunta

Pergunte qualquer coisa

Nenhum comentário: