quinta-feira, 15 de abril de 2010

Não sei se já fizeram pergunta semelhante ou se já comentastes algo a respeito, mas queria saber, na sua opinião, quais livros todo cristão deveria ler? [será que ela quer dica de livros???] =) ♥

Oi Joyce,

Puxa, essa é uma pergunta muito difícil... Acho que não estou habilitado a dizer que livros todo cristão deveria ler, mas que livros causaram profundo impacto em mim, e eu recomendo.

Estou tentando fazer isso sem consultar a biblioteca. Por um lado, corro o risco de deixar de lado algum livro realmente importante. Por outro lado, é legal comentar sobre os que deixaram uma marca tão forte que logo vêm à mente.

Dito isto, à resposta:

1. O peregrino, de John Bunyan, contribuiu muito para que eu tivesse uma visão adequada da vida cristã e suas nuances. A maneira romanceada como o autor trabalha é muito interessante! (existem edições da ed. Fiel, ed. Mundo Cristão, ed. Central Gospel, e ed. Martin Claret).

2. Os atributos de Deus, de A. W. Pink, ed. PES. Este livro me ajudou bastante a perceber a profundidade das qualidades Divinas reveladas na Escritura, e as implicações dela para o nosso relacionamento com o Pai.

3, 4 e 5. Eleitos de Deus (cultura cristã), a Santidade de Deus (cultura cristã), A invisível mão de Deus (bompastor) - do R. C. Sproul. O primeiro me ajudou a lidar com a soberania de Deus e a responsabilidade humana, o segundo se alinhou ao "Atributos de Deus", e o terceiro confortou muito o meu coração demonstrando a Providência Divina e Seu controle absoluto sobre todas as coisas.

6. O Deus que intervém, Francis Schaeffer, Cultura Cristã. Esse livro abriu a minha cabeça para a relação entre cristianismo e cultura, bem como para a defesa da fé num cenário pós-moderno.

7.Verdade Absoluta, da Nancy Pearcey, ed. CPAD. Seguindo a linha do livro anterior, Pearcey demonstra relação entre cristianismo e cultura, em defesa de uma visão cristã da realidade (cosmovisão cristã).

8. A face de Deus, Michael Horton, Cultura Cristã. Uma quebr de paradigmas no que diz respeito à adoração e vida com Deus.

9. As crônicas de Narnia, C. S. Lewis, Martins Fontes. Na verdade são sete livros - mas vou me referir apenas ao "Leão, a feiticeira e o guarda-roupas". Trata-se de uma ótima metáfora da história da redenção. Lewis escreve com uma beleza peculiar, e fica difícil não ser comovido com tal leitura.

10. Com vergonha do evangelho, John MacArthur, ed. Fiel. Ajudou-me bastante a entender a seriedade do ministério e não negociar a fé cristã em busca de números eclesiásticos.

11. O sorriso escondido de Deus, John Piper, Shedd Publicações. Sou muito desafiado ao ler materiais biográficos como este. Aprender da vida de William Cowper, John Bunyan e David Brainerd foi confrontador, e consolador.

Certamente eu deixei de lado alguma coisa que deveria ter mencionado. Planejei escrever 10, mas não queria deixar o Piper de Lado, então abri essa exceção. De qualquer modo, outras pessoas terão grandes obras a mencionar. (eu não mencionei Spurgeon e Owen, por exemplo). Mas os livros que destaquei me ajudaram profundamente, e creio que podem ajudar muitas outras pessoas.

abraço, e obrigado pela pergunta.

Pergunte qualquer coisa

6 comentários:

Ivonete Silva disse...

Eu acrescentaria:
O Mal que Habita em mim Kris Lundgaard.
E por mais estranho que pareça:
Uma vida com propósitos do Rick Warren.

Unknown disse...

Oi Net, eu lembrei do livro do Lundgaard, mas como já estava com a lista grande, acabei não mencionando-o. Concordo que ele é muito bom e importante! Ajudou-me a relembrar o material do John owen, bem como deu novas luzes por sua maneira clara de trabalhar.
beijo, e obrigado pelas indicações

Joyce disse...

Oi Allen, obrigadinha pelas dicas ;)
Alguns já li e os outros vou correr atrás. Mas devo confessar que sinto muita dificuldade em ler Lewis, já li alguns livros dele, mas foi difícil, sinceramente ele não desperta minha paixão por ler =[
Relação de livros atualizada e acrescentado os da Ivonete =) O Rick Warren já li também rs

Beijos ao casal

Esli Soares disse...

Olá, não pude deixar de citar uma boa lista...

Gênesis, Êxodo, Levit... Judas, e Apocalipse (rsrsrsrs). Sem esses nenhum outro prestará para nada.

Não obstante a piadianha óbvia (mas bem vinda, espero). Qualquer coisa do Jonh Stot, Martin Lloyd-Jones, eu recomendo.

Dois bons livros que li recentemente, são "Piedade com Contentamento" - V.Chueng & "A Lei de Deus no Mundo Modernos" - Kenneth L. Gentry, ambos da Ed. Monergismo.

Na paz,

Esli Soares

Joyce disse...

Piadinhas à parte (sic) acho que o Allen entendeu bem o que perguntei =)

Leonardo Bruno Galdino disse...

Hey man,

E as Institutas? rsrsr!

Abraços!