sábado, 22 de maio de 2010

Mais recomendações de Teologias Sistemáticas

Algumas pessoas comentaram a minha resposta à última pergunta, indicando teologias sistemáticas com muito mais propriedade do que eu poderia fazer. Por isso, decidi postar os comentários deles:

Allen,

Não é pessoal mas recomendo com clareza a do Franklin por seguintes motivos:

1 - A TS do Franklin foi escrita de um ponto de vista reformado. Isso também é ponto nas outras, mas o Franklin se concentra nos pontos comuns entre reformados trabalhando mais o que é central e menos o periférico. Ele usa a didática de Calvino em sistematizar questões principais deixando as secundárias mais em 2o plano mesmo (redundância minha). Além do uso da cosmovisão bíblica e reformada no fazer sistemático, algo claramente pontuado no início da obra.

2 - Foi escrita de brasileiro para brasileiros. Isso coloca a doutrina trans-cultural em plena aplicabilidade em nosso contexto. Além disso, Franklin usa o método integrativo (Lewis e Demarest) dialogando sistematicamente com a Teologia Bíblica, a história, a apologética e com questões da pratica ministerial e pastoral. Franklin manda muito bem ao sistematizar a doutrina bíblica e histórica e aplica-la em nosso contexto cultural e em nossa vida prática com Deus.

O único cuidado ao indica-la é que a obra é densa para quem está começando (nessas ocasiões eu indico Grudem mesmo) servindo apenas para quem já é imerso em leituras teológicas ou tem muita familiaridade com a linguagem acadêmica.

Valeu bro.

Pr. Juan de Paula, via google buzz (visite o blog do Juan)

E também:

Allen, como sou doido por Teologia Sistemática, eu particularmente recomendaria:

Reformational Theology - A new paradigm for doing dogmatics de Gordon Spykman (Perspectiva Reformacional segue uma tradição Dooyeweerdiana). Tem disponível na Bíblioteca do CPAJ.

Agora as mais confessionais, recomendo a Confissão de Fé de Westminster e o mais canonico que existe dentro da Teologia Reformada Louis Berkhof. Poderia colocar também o Charles Hodge, mas ele é muito racionalista e exaustivo. Gosto de lê-lo quando tenho bastante tempo para dialogar com ele.

O Alister McGrath com sua Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica, é uma boa introdução à teologia. Também tem o Berkwouer que também será uma excelente leitura dentro da perspectiva reformacional holandesa. Sem contar que temos as TS's do Bavinck e o Hoekesema que são grandes obras.

Não pode faltar as Institutas da Religião Cristã do Calvino.

Em Cristo,


André Geske, via facebook (conheça o facebook do André Geske)

Eis as dicas - vá correndo comprar a sua TS =)

Um comentário:

Leonardo Bruno Galdino disse...

Ei, Allen: faltou a do Robert Reymond (A New Systematic Theology of the Christian Faith), que está em processo de tradução pela Editora Monergismo. Aliás, já encomendei a minha, mas só vai ficar pronta lá pro final do ano que vem. Buáááá!!!

Em Cristo,
Leonardo.