sexta-feira, 7 de maio de 2010

Outro livrim do mês: A mente cristã num mundo sem Deus, James Emery White, Ed. Vida, 110 p.

As publicações sobre cosmovisão cristã em língua portuguesa parecem estar crescendo, para a glória de Deus. Considerando os livros de Nancy Pearcey, James Sire, Phillip Johnson, Albert Wolters e Herman Dooyeweerd, começa-se a delinear uma bibliografia básica capaz de introduzir o leitor brasileiro na discussão das teorias de análise de cosmovisão e compreensão do processo de formação e compartilhamento de cosmovisões.
Uma nova obra - saída do forno - sobre o assunto é o livro de James Emery White, que aborda o assunto de maneira mais prática.
White comenta de maneira sucinta quatro linhas do nosso tempo - cosmovisões - a serem percebidas e combatidas pelos cristãos: (1) Relativismo moral, (2) individualismo autônomo, (3) Hedonismo narcisista, e (4) Naturalismo redutivo.
O foco da obra, porém, está na formação de uma "mente cristã". Para isso, White recomenda a literatura e a reflexão como meios adequados.
Não apenas livros cristãos contribuem para a formação intelecto-espiritual do crente, mas as grandes obras da humanidade fornecem grande ajuda para o despertar da mente.
O autor dá várias dicas sobre leitura, disciplina e a formação de uma mentalidade cristã. Encoraja fortemente os cristãos a exercitarem suas mentes para a vida com Deus, a compreensão do seu tempo, e a apologética.
Por fim, ele lista vários livros e recursos que nos ajudam na jornada por ele proposta.
Gostei bastante do livro. São apenas 110 páginas de uma leitura fluente e biblicamente embasada.
Como um primeiro contato para com as noções de cosmovisão cristã e para o encorajamento da busca de sabedoria, é altamente recomendável.

Compre aqui.



Um comentário:

Osmar Neves disse...

Gostei muito do livro, pena que a tradução deixou de mencionar que a Cultura Cristã já traduziu alguns dos livros mencionados nas notas de rodapé (Tempos Pós-Modernos do Gene Edward Veith por exemplo). Parabéns pelo post, você conseguiu sintetizar sem prejuízo para o entendimento os grandes insights do livro (na minha modesta opinião)! Que Deus te abençoe meu irmão!