terça-feira, 10 de agosto de 2010

Allen, um cristão, realmente cristão, pode, ainda que por curiosidade, ficar assistindo, não para efeito de aprendizado, mas para constatar as diferenças de ensinamento, a programas de televisão, das chamadas doutrinas de prosperidade ?.

Olá,

A tarefa do apologeta é de analisar, muitas vezes, a heresia, para expor suas inconsistências diante da Palavra de Deus.

Por isso, às vezes os apologetas não apenas podem assistir tais programas da prosperidade, como devem fazê-lo.

Ainda assim, é preciso ser feito com um objetivo bem específico para que não se perca o foco, e por pessoas capacitadas para isso. Não é qualquer um que consegue identificar claramente os pressupostos errados, ou os deslizes doutrinários, ou mesmo resistir à fala mansa e à sedução de pregadores heréticos.

Se você tem esse chamado, recomendo primeiramente que passe bastante tempo estudando as Escrituras e a teologia. Após uma base teológico-doutrinária consistente, você pode fazer análises por aí.

Um outro ponto importante é: não faça análises pelas análises. Se a questão é só dar a sua opinião, então seja comentarista de futebol. No serviço a Deus e à igreja, precisamos de homens comprometidos a dar mais que a sua opinião - fornecer razões fundamentadas na Palavra de Deus, por amor ao Senhor e ao Povo de Deus.

Digo isso, porque todos queremos dar o nosso "pitaco" sobre uma coisa ou outra. Mas isso pode apenas nos expôr, sem edificar ninguém.

Obrigado pela pergunta.

Pergunte qualquer coisa

Um comentário:

Edinelson Lopes disse...

Graça e paz

Realmente, conselho claro e objetivo. Gostei ainda mais da expressão abaixo transcrita, pois assim também entendo e defendo diante da facilidade de exposição (Blogs, sites pessoais, etc...), podemos atrair mais confusão do que respostas.

"Digo isso, porque todos queremos dar o nosso "pitaco" sobre uma coisa ou outra. Mas isso pode apenas nos expôr, sem edificar ninguém."

O Siga o Mestre, por exemplo, foca missões e vida cristão prática, deixando assuntos teológicos e apologéticos para os que têm "chamado".

Temos, por questão vital tais buscado tais conhecimentos apologéticos e teológicos sim, mas quanto a estes temas permanecemos sentados, aprendendo. Assim, como corpo, servimos e somos servidos em tudo.

Forte abraço, em Jesus, o Senhor.
BLOG - SIGA O MESTRE