quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Devemos guardar o sábado?

onde?

Brincadeira - a lei moral tem uma razão de ser. Estudiosos apontam vários significados para o mandamento relacionado ao sábado, como a promessa do descanso (Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo - o mandamento do sábado estaria relacionado ao descanso eterno dos santos, no qual estaremos com Deus); o princípio da saúde física (trabalhar e descansar para cuidar do corpo); etc., etc.

Precisamos observar como o mandamento do sábado foi observado no Novo Testamento, e entre os gentios (não-judeus).

O dia da adoração passou a ser o primeiro dia da semana, por exemplo, e não conheço registro escriturístico demonstrando que os povos gentios ficavam sem fazer "absolutamente nada" no dia do Senhor (que, repito, agora era o primeiro dia da semana).

O Michael Horton aponta para um fenômeno interessante da aliança. Enquanto no Antigo Testamento o símbolo do descanso eterno viria após os seis dias de trabalho, no Novo Testamento está patente que Cristo garantiu o descanso do Seu povo, e assim nós partimos do descanso para os seis dias de trabalho - interessante, né?

Creio que o princípio da saúde também permanece.

Por isso, creio que devemos guardar o mandamento relacionado ao sábado, entendendo as variações ocorridas no Novo Testamento.

Guardar o sábado pelo sábado, como muitos legalistas fazem, não é saudável.

Pergunte qualquer coisa

Nenhum comentário: