quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A estratégia política dos candidatos

Encontrei uma bela descrição da estratégia usada pelos candidatos à presidência da república nas páginas dO Imbecil Coletivo I. No debate da band e nas recentes entrevistas ao Jornal Nacional, sem falar na campanha regular, fica clara a tentativa dos candidatos em se situarem como "de origem humilde" - talvez para representar os 'humildes' (eles se referem aos pobres) - ou "mulher" - para representar o seu grupo.

A primeira edição da obra que vou citar é de 1996, ou seja, o autor cantou a jogada bem antes dela se manifestar (na verdade ele criticava a manifestação dela naquela época). O texto se chama "Ética do intelectual brasileiro, ou: como tornar-se uma pessoa maravilhosa". Enquanto desenvolve a idéia, o autor dá conselhos aos que desejam ingressar nesse seleto grupo da intelectualidade brasileira. O trecho citado é o quarto conselho:

4. Identifique logo a minoria discriminada a que pertence - pois todo mundo pertence a alguma - e exiba-a como um cartão de ingresso: ela dá direito a ser bem recebido neste círculo. Não venha com essa de que não tem nenhuma. Se você não é preto, nem gay, nem judeu, nem baixinho, nem gordo, nem índio, deve pelo menos ter o peru pequeno. Não precisa sair contando isso para todo mundo; diga apenas que pertence à categoria dos fisicamente prejudicados, termo recém-desembarcado que impõe o maior respeito.

(Olavo de Carvalho, O Imbecil Coletivo, p.430-431)

Um comentário:

Ivonete Silva disse...

Tá tudo muito lindo por aqui. Tudo verdineo.:)