Encontrei discussões interessantes sobre o título e a capa de um livro no blog do Joshua Harris e do designer e fotógrafo Shay Thomason.
De modo simples, somos alertados sobre como a escolha de um título pode ter impacto significativo em suas vendas.
O caso em questão trata do livro "Not even a hint". Após algumas discussões sobre a clareza do título, a edição seguinte veio alterada para: "Sex is not the problem (lust is)". Embora a coisa tenha ficado muito mais clara, Shay indica que, os leitores do livro, que podem ter problemas com luxúria e vida sexual fora dos padrões de Deus, dificilmente terão tranquilidade para andar com o livro por aí - que os entrega tão descaradamente na capa!
Outra crítica vem sobre o layout da nova capa do "Stop dating the church" - agora "Why church matters". Segundo Shay, a coisa é chata e ultrapassada, ficou com título de livro de teologia, e está mal formatada.
Aqui no Brasil, o pessoal do iPródigo já lançou algumas críticas sobre as capas da editora cultura cristã. Lembro especificamente sobre a crítica do "Cristianismo sem Cristo", de Michael Horton. De fato, a capa é sofrível. Mas tenho visto alguma melhora. A mesma editora publicou exatamente a edição do livro do Harris que traz o nome "Sexo não é problema (lascívia sim)", e com isso, também creio que perdeu alguns leitores. Lembro bem de uma situação na qual passei esse livro para um amigo, e ele foi alvo de algumas brincadeiras por causa disso.
Obviamente a Cultura Cristã não é a única a sofrer com isso. Os problemas estão espalhados nas mais diversas editoras. Recentemente comprei um livro da Ed. Vida cujo título é "A morte da razão" (original: The end of reason), e eu me perguntei: mas por que raios colocar o mesmo nome do clássico de Francis Schaeffer? Será que não pensaram na confusão que isso pode causar nos leitores? (eu já vi um - além de mim - que pensou ser o livro do Schaeffer). O livro é de Ravi Zacharias. [Aliás, o riginal do Schaeffer é Escape from reason - mais para "a fuga da razão" do que para a morte dela].
Enfim, eis algo para pensarmos. Quais os critérios dos títulos e capas dos livros publicados aqui?
Um comentário:
Interessante a análise, mas tudo passa pelo marketing de vendas. Atribuir o mesmo título de um autor a outro, com toda certeza tem uma lógica de que quem se prende ao nome do livro sem se dar conta ao nome do autor...compra de olhos fechados!E com isso: lucro fácil! Simples assim.
Postar um comentário