terça-feira, 23 de outubro de 2007

O homem que derrubou Thor






Muitos conhecem Thor, o deus do trovão - ser adorado por povos bárbaros da antiga região da Germânia. Poucos, porém, conhecem o homem que derrubou este gigante.
O nome Bonifácio não parece impor algum tipo de temor, nem seria escolhido pelos grandes cineastas para nomear algum grande guerreiro, mas foi o nome de um grande lutador da Idade Média.
Bonifácio foi, segundo o teólogo e historiador Frans Leonard Schalkwijk, o maior missionário do período medieval. Ele iniciou o seu ministério tentando levar os frísios a Cristo, mas não obteve sucesso. Em seguida, partiu para servir entre os demais povos da Germânia, alcançando a região de Hessen, onde foi bem sucedido e derrubou o sagrado carvalho de Thor, e fundou ali uma capela de São Pedro.
Episódio interessante de sua vida aconteceu nos seus últimos dias. Quando velho, decidiu retornar para os frísios, tentando concluir a obra inacabada. Não concluiu o serviço, e foi morto na região de Dokkum em 754, com 74 anos de idade. O seu manto de morte estava com ele, no baú que ele levara, demonstrando que o missionário estava pronto para morrer pela causa de Cristo.

Quantos de nós têm tal disposição?

Um comentário:

Anônimo disse...

Pode crer!

To pensando em comprar o baú, a roupa vou pensar, ainda quero viver um pouquinho mais.