terça-feira, 18 de março de 2008

Sobrenaturalismo, Horton e o mundo dos quem

Tenho trocado algumas idéias com Francis Schaeffer sobre a verdadeira espiritualidade. Obviamente, eu mais ouço do que falo. Pois bem, num bate-papo recente, ele me falou que "nossa geração é sobretudo naturalista" (SCHAEFFER, 1999,p.82). Demonstrou de várias formas como isto é realidade em nossa sociedade, e quais as implicações desta perspectiva das coisas. "Certamente essa é uma das maiores e talvez a principal razão para a perda de realidade; que enquanto dizemos que cremos numa coisa, permitimos que o espírito do naturalismo da época penetre em nosso modo de pensar, sem que seja reconhecido" (Ibid.).
Sabem, eu concordo com Schaeffer. Somos criados em um ambiente naturalista, sem percebermos o impacto destas idéias sobre nós. Lembro de vezes em que a leitura dos milagres bíblicos pareceu a observação de algo duvidoso, ou até ridículo para mim - fruto deste pensamento. A responsabilidade disto é completamente minha, mas pode ser compreendida a partir da visão de mundo presente em nossa geração.
O risco de acreditarmos naquilo que nossos amigos e professores estão dizendo sobre a realidade sobrenatural é grande. "...se removemos a realidade objetiva do universo sobrenatural em qualquer área, a grande realidade de Cristo o noivo produzir fruto por meio de nós cai imediatamente por terra, e com isso o Cristianismo fica sendo nada mais que um auxílio psicológico e sociológico..." (ibid., p.83). Corremos o risco de viver a religião das incoerências, uma espiritualidade vã e infrutífera.
Espero que concordemos neste ponto. Eu ainda nem havia digerido estas idéias direito quando decidi dar uma passada no cinema. Queria assistir mesmo era o filme do Rambo, mas não deu, então peguei, sem muita expectativa, a sessão do então desconhecido "Horton e o mundo dos quem". Bendita Providência! O filme mostrou esta concepção naturalista, mas a combateu com muita classe e diversão.
A personagem má da história (que depois se torna "gente-boa") repete algumas vezes a frase: "Se você não pode ver, ouvir, ou sentir, então é porque não existe!". Nada mais contrário à mentalidade sobrenaturalista do que isto. Tal noção é desmistificada, e através dos pequeninos habitantes da cidade de "Quem-lândia", é estabelecido o ponto de que a realidade não está baseada em nossos sentimentos.
Ótima pedida para quem curte animação! Ótima forma dos pais trocarem algumas idéias sobre o mundo sobrenatural com os seus filhos! Eu recomendo.

Nenhum comentário: