quinta-feira, 20 de março de 2008

Devagar e sempre

A tendência maluca dos nossos dias é ter tudo na hora. A comida, a roupa, a fotografia, e até coisas mais complexas como máquinas têm o terrível prazo de alguns minutos para estarem prontas e perfeitas em nossas mãos.
Já falei sobre as conseqüências disto para a oração. Perdemos a referência bíblica e nos deixamos levar por um modelo de pronta-entrega espiritual que só serve para enganar os tolos e, por um lado "aliviar" aqueles que precisam de alguma válvula de escape psicológica para satisfazer a sua necessidade de continuar agindo como criança mimada, bem como, por outro, frustrar e gerar desespero naqueles que contemplam a realidade de que não terão o pedido atendido na hora desejada.
Este aspecto pode ser chamado de "burrice devocional", com toda a doçura. E os personagens desta fábula somos nós. Digo "burrice" não pelo aspecto pejorativo do termo, mas por ser culturalmente apreendido como a ausência do bom-senso, falta do uso apropriado das faculdades mentais, ou preguiça de pensar. Qualquer expressão mais suave aos nossos ouvidos, como "tolice", ou "estupidez", pode ter o efeito aveludado no aspecto sonoro, mais ainda será duro o suficiente na representação da realidade. Podemos comparar isto com o silenciador de uma arma. Talvez ele até diminua o impacto psicológico e sonoro, mas o efeito prático da bala fatal é o mesmo.
Pois bem, quando falamos de momento devocional, além da oração, a idéia da leitura bíblica também está presente. Temos neste particular outra manifestação concreta de nossa adequação à tendência hodierna. A leitura é rasa e rápida, quando não é rara. Sobre a compreensão do texto, basta aquilo que conseguimos apreender de nossa "leitura dinâmica", que, de tão dinâmica, engole palavras e mistura linhas do texto bíblico sem perceber. Somos os mestres na arte de enganar a nós mesmos, mas como sempre estamos com pressa, nem paramos para pensar sobre isso.
Existem outras esferas de atuação desta pressa. Porém, se eu escrevesse um pouco mais, ninguém leria isto, porque tem pressa para fazer outra coisa.
O feriado está chegando, e seria uma boa tirar uma folga deste ritmo alucinante. Além disto, a dica é aproveitar diariamente o momento tranqüilo da leitura bíblica e oração, sem pressa, sem a tirania do relógio - apenas você e Deus. Isto vai nos livrar de pirar, além de estimular mente, e nos livrar da burrice devocional.
Pense um pouco sobre isso.

Um comentário:

pedro aurelio disse...

Olá querido irmão/ A e com muita alegria que encontro mais um blog a ser dedicado a este grande Deus, gostai muito da forma que o querido/a irmão fez o seu blog esta muito criativo e bem construído que Deus continue abençoar este grande trabalho.
Querido irmão/A também tenho um blog meu qual chamo o oficial gostava muito de que o irmão/a visse e deixa-se uma opinião, e muito importante para que eu possa cada vês fazer melhor o endereço do blog e este que passo a mencionar.

Irmão me Ajude a divulgar este trabalho, para que Deus possa ser Louvado glorificado exaltado como ele e digno por pode atingir muitas almas .

O Irmão se tiver entrecado me deixar o seu contacto de Email para que eu posso enviar um Email a disser que foi actualizado.

Irmão esta no blog um formulário sempre que desejar deixar um comentário ai o no texto , a escolha e vossa.

http://pedroaurelio.blogs.sapo.pt/
Querido / O Irmão será que posso mencionar o seu blog no meu

Que Deus a abençoe ricamente a sua vida e dos seus, fique com a paz do Sr.

Neste BLOG você encontrará uma variedade de estudos e diversos textos baseados na Bíblia Sagrada.

Com o objectivo de proporcionar um maior entendimento e aprofundamento da Palavra de Deus.
Disponibilizamos varias áreas ministeriais. Além disso a muitos artigos que lhe serão úteis no dia a dia.