terça-feira, 29 de abril de 2008

Pra não ficar no esquecimento...

Hoje olhei pra este blog que vocês ora visitam, e vi feiúra e teias de aranhas. Fazia tempo que eu não escrevia nada, e com isto devo ter reduzido consideravelmente o meu já pequeno número de leitores.
De qualquer forma, vez ou outra eu me queixo por aqui dos motivos que me afastam do exercício da escrita, e a luta contra tais elementos nefastos continua.
Pra que este blog não caia no esquecimento, contudo, decidi escrever algumas palavras hoje.
Seria errado, da parte de vocês, concluir que o fato de eu não escrever nada por aqui por um bom tempo demonstra um período improdutivo. Na verdade, o contrário aconteceu.
* * *
Participei da criação e desenvolvimento de um curso chamado "Carisma". Uma classe ministrada à minha igreja em 7 aulas, que abordou, basicamente, a graça de Deus na criação, providência e redenção do homem. Para isto, escrevemos um livro inteiro (há a possibilidade da publicação deste material, mas isto é outra história...).
* * *
Li materiais interessantíssimos, como o livro Fundamentos de Teologia da Igreja (Calas, Mundo Cristão); O conselheiro capaz (Adams, Fiel); A celebração do matrimônio (Edith Schaeffer - a esposa do Francis, Cultura Cristã); Cabeças Feitas (Sayão, Hagnos); e por aí vai...
Dou destaque especial para o livro da Edith Schaeffer, que tive o prazer de ler com minha namorada. Muito proveitoso pra quem já é casado, está pensando em casar, ou simplesmente que ter alguma idéia sobre o casamento.
Destaco também o livro de Wolters (cultura cristã), chamado "A criação restaurada". A obra aborda a cosmovisão cristã a partir de 3 ênfases: a criação, a queda, e a redenção. Fascinante!!
Machado de Assis faz bem à saúde, e o seu conto "Teoria do Medalhão" merece ser lido por qualquer um que deseja compreender e fugir da mediocridade.
O último destaque é um livro do marido da Edith, Francis Schaeffer. Verdadeira espiritualidade é o nome dele. Numa época de tanta confusão sobre o que é essa coisa chamada espiritualidade, o grande pensador nos ajuda a compreender melhor o assunto, e a viver mais adequadamente esta realidade.
* * *
As leituras acima foram importantes para as aulas sobre "Vida Cristã" ministradas no curso teológico de minha Igreja - a Escola de Líderes. Schaeffer, Lutero, Calvino, Michael Horton, e Nancy DeMoss nos ajudaram bastante. Foi muito agradável.
* * *
Estamos preparando o curso de interpretação bíblica que será oferecido agora em maio, bem como a classe que segue a "Carisma" - a "Caráter". Este segundo módulo enfatizará o ser e as obras de Deus, e suas implicações para o ser humano.
* * *
Fora isso tem a faculdade, o namoro, o pequeno grupo, etc... ou seja, não me falta o que fazer (e ainda assim eu consigo dar uma de vagabundo de vez em quando).
* * *
Último ponto que realmente merece ser mencionado: minha antiga banda de heavy metal melódico se reuniu há algumas semanas para tocar novamente. Não que vamos voltar todo o projeto, mas foi agradável estarmos juntos mais uma vez para fazer um som pesado e reformado. Foi pensando nisso que uma vez nos disseram o seguinte: "Não se fazem mais calvinistas como antigamente...". Não creio que curtir uma guitarra distorcida seja demérito para a sã doutrina (claro, com critérios adequados).
* * *
Escrevi demais. Em breve eu volto por aqui. Não pra dar um relatório, como hoje, mas pra registrar outros pensamentos...
abraço
:) SDG

Um comentário:

BRUNNO ALYSON DA SILVA SOARES disse...

hehehe
Meu caro Allen..
Nós, escritores e blogueiros somos humanos, e como tais, temos que nos envolver no corre-corre desse mundo.

Apenas lembre: vc não é o único.

abraços