domingo, 29 de junho de 2008

Pedido de oração

Hoje à noite eu "pregarei" sobre um assunto interessantíssimo: Adoração (cf. nota).
Tão interessante, tão profundo, tão sério, que só posso me sentir incapaz para tamanha tarefa. Lembrem de mim em suas orações.

A postura da Igreja Antiga sobre a adoração é fascinante e desafiadora. Acredito que precisamos pensar um pouco mais sobre isso para compreender a vivência daquele povo, e aplicarmos o ensino bíblico aos nossos dias.

Sem isso, só nos resta ficar inventando modelos de adoração que nada têm de temor a Deus. Como já escrevi antes, muitas vezes se trata apenas de auto-gloficação com uns retoques de religiosidade cristã. Tudo muito plástico.

Mas talvez essa lógica seja compreensível (o que não significa dizer que é correta, é apenas compreensível). Quando há feiúra e superficialidade, as lacunas e falhas precisam ser cobertas. Para isto, utiliza-se uma teologia meia-boca, um pouco de estruturas espetaculares e outras fórmulas prontas, e tem-se uma "adoração cativante", pelo menos em algum sentido e para alguém.

Depois eu posto a mensagem por aqui. Em áudio. Essas reflexões acima não serão o conteúdo da prédica. Apenas viajei no tema...

Nota: logicamente é o texto que me leva a pensar sobre o assunto - At.2 - o estilo de vida dos cristãos antigos.

Nenhum comentário: