domingo, 13 de julho de 2008

Os temíveis adolescentes



Sempre que alguém me convida pra falar a um grupo de adolescentes eu tremo como quem tem parkinson. Coisa séria mesmo. Passo por uma interessante variação de fases que vai do medo inicial ao medo final, entre dúvidas, certezas, falsa sensação de segurança, reconhecimento da incapacidade, ...

No entanto, é trocando umas idéias com estes carinhas que Deus me dá alguns dos insights mais profundos de minha até então curta existência.

Quem diria que uma reflexão sobre a internet: orkut, msn, blogs, flogs, etc. despertaria a compreensão de princípios tão fundamentais e amplos da vida cristã, como o princípio da liberdade, do equilíbrio, e do amor, apresentados por Paulo? (Posso escrever sobre isso depois, com mais calma). Aconteceu há bastante tempo, quando sentei com tais figuras.

A mais recente foi uma conversa sobre festas, baladas, raves e afins. Dali saiu algo tão interessante que me deixou pensativo até agora, 2 da manhã do dia posterior à conversa. Tanto que tive de escrever sobre o assunto por aqui. Pensamos em como avaliar a nossa postura diante destes eventos a partir do Salmo 1.1,2. Ali percebemos a fonte da satisfação do salmista (v.2), a base da sua cosmovisão (v.2), e a prática que acompanha estas noções (v.1).

Algumas perguntas difíceis surgiram, mas acredito que conseguimos chegar a um denominador comum a partir da Bíblia. E, depois de aprender que os questionamentos são importantes (as questões honestas), acho mais é que eu tinha que ser "metralhado" mesmo. Ainda que não soubesse responder.

Resumindo, no jogo Allen Porto x Adolescentes, eles estão de dez a zero. Conseguem me encher de medo e ainda são poderosos instrumentos para a minha edificação.

Valeu, caras.

Perguntas honestas:
Qual foi a última vez que você trocou umas idéias com um adolescente?
Como você tem contribuído para a formação dos adolescentes perto de você? (casa, igreja, ...)
O que você tem aprendido com essa galera?

Um comentário:

L. Demara disse...

Quando eu era adolescente os temas polêmicos eram cola e namoro. Mudou tanto assim? rs :)