domingo, 9 de novembro de 2008

Livrim da Semana: Fundamentos da Teologia Reformada, Hermisten Maia, 203 p.

Novamente o Dr. Hermisten Maia demonstra a sua competência em uma obra de fácil leitura e muita instrução. Como uma Teologia Sistemática resumida, a obra apresenta alguns pontos fundamentais do pensamento cristão a partir do prisma Reformado.
Aqueles que desejam melhor conhecimento doutrinário, com várias referências a outros autores e a textos bíblicos que fundamentam a exposição, devem saudar este material como de grande auxílio.
Quem deseja uma introdução ao pensamento de Calvino também encontra nesta obra tal indicador. O Dr. Hermisten interagiu com os escritos do reformador de tal maneira que o leitor, ao terminar a leitura, sente-se bem mais familiarizado com o pensamento do teólogo/pastor de Genebra.
O equílibrio entre intelectualidade e devoção, reflexão e piedade também é marca positiva do livro.
Como é um sumário do pensamento reformado, a obra não apresenta as divergências de pensadores dentro da corrente calvinista - isto deve ser buscado em outras obras.

Recomendo a leitura tanto para calvinistas, quanto para aqueles que desejam conhecer a abrangência do pensamento reformado - que não se resume à doutrina da predestinação, como querem alguns.

Algumas citações da obra:

"[A Teologia] não é gerada pelo esforço de nossa observação de Deus, mas é o resultado da revelação soberana e pessoal de Deus". (p.9)

"A base da vida cristã autêntica é a sólida doutrina vivenciada". (p.21)

"A teologia reformada reconhece a Bíblia como a causa eficiente e instrumental da teologia, sendo Deus, a causa final. (...) [a teologia] é sempre o efeito da ação reveladora, inspiradora e iluminadora de Deus através do Espírito". (pp.30, 31)

"A ciência genuína nunca nos afastará de Deus". (p.49)

"Qualquer juízo a respeito de Cristo que, em primeiro lugar, não reconheça o fato de Ele ser Deus encarnado é, na realidade, uma diminuição do Seu ser, uma ofensa, uma blasfêmia, não um 'elogio'". (p.59)

"Os homens estão dispostos a reconhecer espontaneamente diversas virtudes em Deus, como amor, graça, perdão, provisão etc. Soberania, jamais". (p.78)

"Todas as vezes que tratamos do Espírito [Santo] alheados do seu próprio desejo, nos esquecemos do Espírito". (p.91)

"A visão correta a respeito da Igreja passa, necessariamente, pela correta compreensão de quem é o Cristo, o Filho de Deus". (p.111)

"Oração eficaz é a que tem o Espírito como autor". (p.119)

"O sentimento religioso, sem o direcionamento do Espírito Santo através das Escrituras, torna a religião mera antropologia". (p.129)

"Os recursos de que dispomos devem ser um estímulo a sermos agradecidos a Deus por Sua generosa bondade". (p.160)

"A Igreja é filha da eternidade, não do tempo". (p.170)

"A teologia reformada, com sua ênfase na centralidade das Escrituras, é mais do que um sistema teológico; é, sobretudo, uma maneira teocêntrica de ver, interpretar e atuar na história". (p.198)

"Ser reformado não é apenas uma condição nominal vazio (sic) de sentido, antes reflete a fé em atos de formação e transformação". (p.198)

***

clique aqui para ler outra resenha do livro

clique aqui para comprá-lo

Nenhum comentário: