sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Professores Históricos


Há quem goste de História pela descrição dos eventos e pessoas em si. Talvez a curiosidade de perceber pessoas em outros tempos, com outros modos, pensando com categorias diferentes.

Há quem odeie tal disciplina. Nada mais distante e complicado, com todos os seus detalhes, nomes e datas. As descrições de coisas antigas parecem, para tais pessoas, perda de tempo – pois consideram não haver proveito nesta matéria.

Eu não estou em nenhuma das categorias acima. Com isso não quero dizer que fico em uma classe melhor: apenas em uma diferente. Gosto das descrições e eventos, mas se quero simplesmente uma história bem contada, busco Machado de Assis ou Nelson Rodrigues, e está tudo resolvido.

Minha paixão pela História (em especial pela história da Igreja) vem das lições aprendidas na análise das vidas e fatos ao longo dos séculos. Quanto encorajamento tenho encontrado na observação de homens como o rei Davi, Salomão, Jesus (Deus-Homem), o apóstolo Paulo, Atanásio, Agostinho (o teólogo, não o da grande família), Huss, Lutero, Calvino, Whitefield, Jonathan Edwards, David Brainerd, George Muller, etc., etc.

Nas descrições de suas vidas aprendo lições profundamente relevantes para a minha existência. Percebo as suas lutas e vejo que não sou diferente. Observo os seus fracassos e contemplo os meus, ou fico prevenido para não cometer o mesmo erro; analiso a sua vida com Deus e me sinto profundamente humilhado e desafiado a crescer e abandonar a vida infantil que levo.

Nenhum deles me leva à fuga do meu tempo. Pelo contrário: após cada leitura ou descrição biográfica eu me percebo cheio de novas idéias e disposição para encarar os meus dias com a bravura e amor desses caras.

As últimas semanas têm sido especiais neste sentido. Estou ouvindo regularmente as biografias disponíveis no site do ministério Desiring God, do Pr. John Piper. Enquanto dirijo, estou conectado aos homens de Deus nos séculos anteriores, bebendo sedentamente dos seus exemplos, e olhando para o alvo que todos apontavam: o Senhor Deus.

Piper é brilhante em suas descrições, e conecta a realidade das pessoas analisadas com o nosso contexto, extraindo preciosos princípios para os dias atuais. Assim aprendi sobre a persistência de Charles Simeon, a depressão de William Cowper, o amor de David Brainerd, a esperança de Martin Lloyd-Jones.

As emoções despertadas enquanto ouço cada história testificam do meu coração diante de tais análises. É difícil não sentir a tristeza, a dor, a alegria, a firmeza, e o consolo de cada cristão estudado. E no fim de tudo, resta o reconhecimento da grande jornada que ainda resta aos crentes do nosso tempo, se quisermos um pouquinho da relevância e influência de um J. Grescham Machen ou um Charles Spurgeon.

Deus nos ajude.


[Em outras palavras, quer você goste ou não de história, vale a pena dar uma lida ou ouvir uma biografia de vez em quando. Se você lê a Bíblia, já está fazendo isso de alguma forma].


* * *

Os arquivos podem ser baixados gratuitamente em mp3. Estão em inglês.

Para quem deseja algo em português de John Piper, há uma seção no site para materiais em nossa língua.

Nenhum comentário: