sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Desafio de uma espiritualidade consciente - Acampamento de Jovens - parte 5 (2)

CRISTIANISMO ACÉFALO

Muitos são os que desejam retirar da espiritualidade cristã o seu caráter intelectual. Criam a dicotomia entre fé e razão, ou experiência e intelectualidade, e tornam esses dois pontos inimigos. A dificuldade maior está no fato de que a Escritura não faz tal divisão, muito menos coloca tais itens em contraposição.

Ao elevar os sentimentos e colocá-los em um patamar de maior importância, tais pessoas perdem a base de sua fé, e se entregam aos devaneios, revelações esdrúxulas, e se tornam irrelevantes na sociedade, por terem uma religião desconectada da realidade concreta.

PAULO E OS EFÉSIOS

Em Efésios 4.17-32, o apóstolo Paulo trabalha a questão no contexto da santidade. Para o nosso propósito, bastam os versículos 17 a 24.

Ele descreve a mente daqueles que não nasceram de novo - a mente caída. Sua característica é de inutilidade, entendimento obscurecido, ignorância, que gera separação da vida de Deus, corações endurecidos, e práticas depravadas.

A idéia de Paulo é que, como o não regenerado possui uma compreensão errada ou distorcida do mundo, e como a sua maneira de pensar está viciada, ele age nessa perspectiva, e contribui cada vez mais para a sua destruição.

Nós éramos exatamente assim antes de sermos alcançados pela graça.

Nenhum comentário: