sábado, 1 de agosto de 2009

O Desafio de uma espiritualidade consciente - Acampamento de Jovens - parte 5 (3)

A MENTE REDIMIDA

"Nós não aprendemos assim de Jesus", diz Paulo. O uso de termos como "aprender", "ser ensinado", "ignorância", entre outros, indica o foco de Paulo. Ele trata de questões relacionadas ao intelecto.

A sua descrição da mente regenerada começa com a verdade do ensino de Jesus. Outra palavra para ensinamento é... doutrina. Interessante, não?

Fomos ensinados, segundo o apóstolo, (1) a nos despirmos do velho homem, abandonando o nosso viver antigo com a sua mentalidade; (2) a renovar o nosso modo de pensar; e, finalmente, (3) a nos revestirmos do novo homem, que deve viver em justiça e santidade, para o qual foi criado.

A ordem utilizada pelo apóstolo é intencional. Entre se despir do velho homem, e se revestir do novo, há um processo. Trata-se da renovação da mente. A ênfase nestes versículos é que a santificação não está baseada simplesmente na mudança de comportamento. Antes, trata-se da mudança de coração.

Apenas uma nova mentalidade pode gerar vida transformada. Mudar a prática sem mudar a perspectiva, seria gerar a ilusão de santidade, mas criar ídolos ocultos, pois as intenções pecaminosas, e o coração antigo, ainda estaria ali.

Nenhum comentário: