sábado, 24 de outubro de 2009

Livrins dos últimos Teoria do Conhecimento, Hessen, Martins Fontes, 167 p.

Eu não tenho bagagem filosófica para afirmar se determinada obra é boa ou não sob determinados aspectos mais profundos. Contudo, em nível superficial, posso afirmar que este livro sobre epistemologia faz um bom serviço.

Hessen lida com as principais correntes epistemológicas (embora não mencione a epistemologia reformada), e faz uma análise da epistemologia em várias categorias.

Trata da possibilidade do conhecimento, descrevendo correntes como dogmatismo, ceticismo, relativismo, etc.; discute a origem do conhecimento, comentando o racionalismo e empirismo; apresenta as questões sobre a essência do conhecimento - objetivismo, subjetivismo, idealismo, realismo, etc. -; menciona a intuição, o critério de verdade, e trata de questões da teoria especial do conhecimento, como as categorias.

2 comentários:

Roberto Vargas Jr. disse...

Opa, Allen, este eu li! rsrsrs
O livro é bem básico. Para quem quer saber um pouco sobre as principais correntes clássicas na teoria do conhecimento é ótimo.
Eu tenho um outro livro (que está em SJC e por isso não posso te passar nome e autor agora), também básico, mas que já trabalha um pouco questões mais difíceis. Depois te passo o nome como sugestão de leitura.
Considero os dois bons, mas o segundo é melhor (pelas questões que aborda).
No amor do Senhor,
Roberto

Paulo S S C Castro disse...

Muito bom o blog, possuo um sobre literatura Cristã, é o www.literaturaprotestante.blogspot.com

Espero sua visita
Grande abraço