sábado, 28 de julho de 2007

Questão de ênfase?

Hoje acordei cedo. Muito mais cedo do que gostaria. Decidi tomar o café da manhã assistindo tv, e tive a oportunidade de assistir dois desses programas evangélicos que passam nas manhãs de sábado.

Percebi um contraste absurdo. Um dos programas era de uma Igreja de linha reformada, e o outro, com tendências mais neopentecostais. Talvez essa descrição já comunique muito para alguns, mas a observação das diferenças torna a coisa toda bem mais clara.

O primeiro programa (reformado) priorizava a pregação. A Palavra de Deus era o centro. O espaço relativamente curto de tempo do programa foi preenchido com a pregação do conselho de Deus revelado nas Escrituras. O programa seguinte ficou em um misto de música, testemunhos, leitura de e-mails, e muita, muita propaganda. Nada de Palavra.

Isso revela tendências das igrejas de nossos dias. Certamente as massas preferem o estilo mais “despojado” do segundo programa, mas isto só revela que elas preferem algo diferente da Bíblia. Talvez até “um pouco de Bíblia”, mas somente naquilo que for conveniente. Que tristeza.

Alguns diriam que a diferença entre os programas é apenas uma questão de ênfase. Eu poderia concordar, se definíssemos da seguinte forma: o primeiro enfatiza a Bíblia, o segundo enfatiza qualquer outra coisa.

Agora, se por “uma questão de ênfase” o interlocutor quer afirmar que no fim das contas os programas são iguais, eu preciso discordar.

Questão de ênfase? Duvido.

2 comentários:

Ruy (Doulos) disse...

Olá meu irmão Allen Porto. Você é um rapaz feliz conseguiu achar um programa de Tv reformado, isto é coisa rara...
Se for possível me diga qual canal, e que horas foi também quero "assistir"

Forte abraço.

Unknown disse...

Olá Ray,

O programa se chama "Verdade e Vida", da IPB. Normalmente o Pr. Hernandes Dias Lopes é quem prega.
O canal foi a rede TV, às 07:15 da manhã de sábado.

abraço
:) SDG