sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Direitos autorais presbiterianos (3)

Mais duas evidências da pesquisa bibliográfica:

2. O teólogo e historiador batista Zaqueu Moreira de Oliveira demonstra o mesmo ponto em várias obras:

Batistas Particulares - 1. Aceitam a teologia calvinista. Afirmam que a expiação de Cristo foi particular ou apenas para os eleitos, por isto chamados de batistas particulares ou calvinistas. (OLIVEIRA, 2005, p.179)


Na década de 1640, os batistas foram vítimas de várias acusações, inclusive de que eles se aproveitariam do novo clima de liberdade na Inglaterra, para praticar excessos. Sete igrejas Batistas Particulares, em Londres, pertencentes ao grupo calvinista provindo da igreja de Jacó, publicaram uma confissão de fé para se defenderem contra as falsas acusações, assim como para declararem às autoridades o que seus membros criam.(OLIVEIRA, 1997, p.100 - na nota de roda pé deste parágrafo o autor diferencia os batistas particulares, calvinistas, dos gerais, arminianos).

(...) É por isso que não podemos dizer que todo batista tem de ser calvinista ou arminiano, que aceita ceia livre ou ceia restrita, mas desde o princípio de nossa história grupos de batistas podem ser identificados como arminianos ou calvinistas, livres ou restritos. (OLIVEIRA, 2006, p.15)

Comento:

A clareza dos textos me deixa constrangido por tentar esclarecer algo mais. Zaqueu Moreira de Oliveira é bem conhecido no meio batista, tanto por sua atuação no ministério, quanto por seu tempo dedicado ao ensino teológico. É, sem dúvida, uma das figuras mais capacitadas em história da Igreja - e dos batistas - no Brasil.

Pois é "o próprio" quem afirma existirem os tais "batistas particulares" do século XVII. Ele ainda esclarece quem eram - batistas calvinistas. Fala algo semelhante na segunda citação. A terceira é o clímax: Oliveira afirma categoricamente que não podemos (nós, os batistas) criar categorias exclusivas para afirmar que todo batista deveria ser arminiano - ou que ser calvinista nunca teve nada que ver com ser batista.

Certamente os amigos de minha denominação dão ouvidos ao que este Pastor, historiador e teólogo diz em muitas questões. Darão ouvidos ao que ele afirma neste ponto específico?


Livros citados neste post:

1. História do Cristianismo em esboço - Zaqueu Moreira de Oliveira, STBNB edições.

2. Liberdade e Exclusivismo: ensaios sobre os batistas ingleses - Zaqueu ..., STBNB edições e Horizonal editora.

3. Princípios e práticas batistas: uma abordagem histórica - Zaqueu..., Kairós editora.

Nenhum comentário: