sábado, 20 de outubro de 2007

Inquietações...

Por que o pessoal chama os batistas reformados de presbiterianos?

Das duas uma: ou eles simplesmente não conhecem nada de história da igreja, ou eles pensam que estão ofendendo os batistas calvinistas ao chamá-los assim.

* * *

Ninguém aguenta mais essa história de "palmas pra Jesus". Que tal uma adoração com conteúdo da próxima vez?

* * *

Ainda sobre as "palmas pra Jesus": faça um teste em sua igreja. Toque uma música muito ruim em sua teologia, mas bastante envolvente (seja num ritmo rápido ou lento). Depois toque uma música muito saudável teologicamente, mas numa "levada" não tão envolvente, e veja em qual das duas acontecerão as "palmas pra Jesus". O que isso diz sobre a adoração da igreja?

Adiantando o resultado de muitas igrejas: as palmas vão sair no ritmo envolvente, embora a teologia seja péssima. Isso diz que a adoração contemporânea de várias igrejas está mais voltada para a satisfação pessoal (ritmos, melodias e arranjos que mexam com as emoções) do que para a exaltação de Deus por meio da fidelidade às Escrituras.

* * *

Você sabia que estamos no mês da reforma?

Rapidamente: Cite quatro personagens importantes do protestantismo no período da reforma. Conseguiu? O que isso diz sobre a sua compreensão da história e da sua identidade?

(Muitos só saberão dizer Martinho Lutero e João Calvino. Isso nem seria mal se essas pessoas conhecessem de fato a teologia destes dois, mas normalmente não é o que acontece. É como aquele velho livro que todos elogiam, mas ninguém nunca leu).

* * *

De onde surgiu a idéia da "ministração" no louvor?

* * *

Sobre "ministrações" e "ministrar", tome cuidado. A expressão já está ficando gasta de tanto ser usada.

Um comentário:

Unknown disse...

Como sempre, quando você se dispõe a falar alguma coisa sobre louvor, o faz com grande propriedade, ..., rs, ..., infelizmente a grande massa evangélica vê estes comentários com o mesmo ódio com o qual os fariseus se levantaram contra Cristo. Mas da mesma forma que vocÊ, penso que não estamos aqui para agradar a homens mas para tentar compartilhar um pouco do conhecimento e da revelação de Cristo Jesus em nossas vidas, esperando que todos cheguemos ao pleno conhecimento de Deus através das sagradas escrituras, tanto nós, quanto eles. No mais, ..., vocÊ trabalhou muito bem a foto, do título do Blog, ficou 10...
Fica com Deus...
Graça e Paz...