quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Como pregar mensagens bíblicas (ou como estudar a Bíblia)

"Tudo começa com o texto". Leia a Bíblia sistematicamente, e, se possível, pregue-a da mesma forma. Assim a seleção do texto fica mais fácil. Ler trechos alternados diariamente, embora possa ser de alguma forma proveitoso, prejudica a compreensão completa do pensamento do autor de determinado livro, bem como atrapalha a noção da totalidade da Bíblia e as relações entre as passagens, sem falar que cria uma "disciplina invertida" (ou indisciplina) no leitor/estudante/pregador.

Sempre observe o texto à luz do seu contexto histórico e gramatical. O que determinadas expressões ou palavras significam para o autor do texto que você está estudando ou pregando? Em que situação esse texto/livro/carta/capítulo/versículo foi escrito? Qual era a intenção do autor ao registrá-lo? O que essa passagem significava ou significaria para os leitores originais?

Interpretado o texto, aplique-o ao seu contexto. Como o ensinamento deste texto pode ser aplicado hoje? Que aspectos culturais do trecho lido devem ser deixados de lado por nós? Que princípios eternos o texto ensina? De que maneira estes versos encontram as realidades das várias faixas etárias e situações dos membros de minha igreja, ou do meu auditório, ou de minha família?

Por fim, sempre confie no poder de Deus para iluminá-lo, e ajudá-lo a compreender e explanar a Bíblia. Tudo vem dEle. Toda a glória volta para Ele.

Nenhum comentário: