quinta-feira, 20 de março de 2008

Devagar e sempre

A tendência maluca dos nossos dias é ter tudo na hora. A comida, a roupa, a fotografia, e até coisas mais complexas como máquinas têm o terrível prazo de alguns minutos para estarem prontas e perfeitas em nossas mãos.
Já falei sobre as conseqüências disto para a oração. Perdemos a referência bíblica e nos deixamos levar por um modelo de pronta-entrega espiritual que só serve para enganar os tolos e, por um lado "aliviar" aqueles que precisam de alguma válvula de escape psicológica para satisfazer a sua necessidade de continuar agindo como criança mimada, bem como, por outro, frustrar e gerar desespero naqueles que contemplam a realidade de que não terão o pedido atendido na hora desejada.
Este aspecto pode ser chamado de "burrice devocional", com toda a doçura. E os personagens desta fábula somos nós. Digo "burrice" não pelo aspecto pejorativo do termo, mas por ser culturalmente apreendido como a ausência do bom-senso, falta do uso apropriado das faculdades mentais, ou preguiça de pensar. Qualquer expressão mais suave aos nossos ouvidos, como "tolice", ou "estupidez", pode ter o efeito aveludado no aspecto sonoro, mais ainda será duro o suficiente na representação da realidade. Podemos comparar isto com o silenciador de uma arma. Talvez ele até diminua o impacto psicológico e sonoro, mas o efeito prático da bala fatal é o mesmo.
Pois bem, quando falamos de momento devocional, além da oração, a idéia da leitura bíblica também está presente. Temos neste particular outra manifestação concreta de nossa adequação à tendência hodierna. A leitura é rasa e rápida, quando não é rara. Sobre a compreensão do texto, basta aquilo que conseguimos apreender de nossa "leitura dinâmica", que, de tão dinâmica, engole palavras e mistura linhas do texto bíblico sem perceber. Somos os mestres na arte de enganar a nós mesmos, mas como sempre estamos com pressa, nem paramos para pensar sobre isso.
Existem outras esferas de atuação desta pressa. Porém, se eu escrevesse um pouco mais, ninguém leria isto, porque tem pressa para fazer outra coisa.
O feriado está chegando, e seria uma boa tirar uma folga deste ritmo alucinante. Além disto, a dica é aproveitar diariamente o momento tranqüilo da leitura bíblica e oração, sem pressa, sem a tirania do relógio - apenas você e Deus. Isto vai nos livrar de pirar, além de estimular mente, e nos livrar da burrice devocional.
Pense um pouco sobre isso.

Nenhum comentário: