segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A espancadora de cientistas cristãos

Postei o vídeo do Adauto Lourenço e não demorou pra alguém responder. Eis o comentário:
Anônimo junquera, r. disse...

geeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeente!
Não precisa ser biólogapra ter vontade de dar umas bolachas na cara desse charlatão sensacionalista e manipulador!!!
aff.

16 de Fevereiro de 2009 13:21

Pois bem, costumo desconfiar de quem não se identifica direito. Justiça seja feita - ela deixou o link para o blog. Corri lá pra dar uma olhada, e no perfil dela encontrei:

Eclética.

Hermética.

Herética.



Depois, analisando o blog com mais calma, descobri que se chama Romilde Junquera (o tamanho da fonte é só pra aprender a se identificar e assumir a responsabilidade pelos comentários escritos).
Olhei mais um pouquinho, e na lista de blogs recomendados está "Ateus do Brasil".

Resumindo: Violenta, Herética, e, talvez, Ateísta. (Sem falar na figura de palhaç@ - seria um símbolo?).

Romilde, dar uma bolacha em alguém não vai diminuir o fato de que você não possui uma resposta fraca diante dos argumentos lançados - sendo bióloga ou não.

10 comentários:

Anônimo disse...

acho que o blog laudas críticas apresenta uma certa coerência no que diz.
de qualquer forma, basta se interessar um pouco por epistemologia para saber que o evolucionismo não é "fato".

http://laudascriticas.wordpress.com/

Unknown disse...

Incrível como quase sempre o argumento utilizado pelos ateus contra nós é de que somos "sensacionalistas".
Essa discussão em massa acerca de evolucionismo vai dar muito o que falar ainda. Estejamos preparados.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Quero lhe fazer um convite. Eu também escrevo um blog (infosol.wordpress.com) juntamente com outras pessoas. Nós estamos montando um portal interativo. É o VOZES CRISTÃS. O portal Vozes Cristãs pretende agrupar pessoas de todo o Brasil e até do exterior com o objetivo de compatilhar informações sobre o mundo cristão, mensagens baseadas nas Escristuras Sagradas além de consolidar um espaço - para aqueles que já atuam na Web através de blogs - de divulgação de idéias, experiências por meio de variados meios: posts, vídeos, fotos, fóruns.
Para os blogueiros, a rede servirá como meio de divulgação de seus próprios blogs, mais um meio de postagens - uma vez que cada usuário terá um blog dentro da rede - e também local onde encontrarão idéias e notícias para usarem em seus sites.
O Vozes Cristãs também possui espaço para divulgação de eventos, aniversários e muito mais. É um novo conceito de rede social. Para ficar mais claro, é como um Orkut evangélico, com a vantagem de ter muito mais recursos para todos os usuários!

Portanto queremos que vc faça parte disso. O endereço é www.vozescristas.ning.com aí é só se cadastrar. Esperamos contar com vc!

Abraço. Bençãos do Senhor!

Anônimo disse...

sr. Allen Porto.
Gostaria, antes de mais nada, de me desculpar pela aparente violência gratuita em meu comentário: eu sou uma pessoa muito pacífica, e jamais teria coragem (nem força, pra ser honesta) pra bater em alguém, muito embora meu senso inconseqüente de humor me permita afirmar isso. É claro que o Sr. não é obrigado a adivinhar o quão sério é cada comentário, por isso venho me retratar. Ainda, preciso esclarecer, pois aparentemente o Sr não compreendeu isso, apesar de sua notável capacidade de fazer trocadilhos, que Junquera, R., não é uma maneira de camuflar minha identidade, e sim uma alusão à minha profissão, em que se assina com o sobrenome, e apenas a inicial do primeiro nome. A figura de palhaça, por sua vez, é uma alusão aos elementos mágicos e poéticos circenses, logo, eu não compreendi a conotação pejorativa que o Sr. deu ao seu comentário ao mencionar a referida imagem.
Sr. Allen, se me permite, compartilharei com o Sr. algo de minha vivência. Para mim, deus e a ciência são domínios diferentes, a ciência não deve tentar explicar algo que apenas se sente, que é deus. O problema reside no fato de os homens terem inventado a religião. Sim, porque o Sr, letrado como é, já deve ter atentado para o fato de que só é cristão porque nasceu em tempo e lugar cristãos, e que se tivesse nascido em outro lugar e em outro tempo, podia ser seguidor de Mithra, Baal, Jah, Thor, Zeus, Alá, Wotan, e só Deus sabe quem mais. Isso porque, Sr. Allen, na minha humilde e particular concepção, a única verdade em todas as religiões é a fé. O resto é história. A fé é real, os livros que os homens escreveram, os cultos que eles inventaram, tudo é fruto de sua criatividade. Ou o Sr. me diria que o nome que o Sr dá ao seu deus, e a forma como o cultua são corretos, e todos os outros povos estão errados?
Eu não acredito na bíblia como livro sagrado, mas a respeito muito como documento histórico e principalmente como obra literária: a forma como Deus fez o homem do barro (terra + água + fogo) e deu-lhe a vida acrescentando o quarto elemento (ar) num sopro, é deveras linda. Mas tem muitas coisas sobre a bíblia que não me permitem aceitar sua seriedade. A forma como a igreja simplesmente omitiu alguns livros da bíblia segundo lhes era conveniente, manipulando a história de Jesus, por exemplo. O Sr sabia que o livro de Isaías provavelmente foi escrito por três (ou mais) autores diferentes, em tempos bem distantes? E eu ainda poderia citar dezenas de incoerências bíblicas, mas definitivamente, não tenho nenhum interesse em que o Sr. acredite no que acredito, o que quero esclarecer, Sr Allen, está além, muito além daquilo em que eu acredito ou não, e também muito além daquilo em que o Sr. acredita ou não. O que quero esclarecer não se sustenta pela minha, nem pela sua fé, mas sim em fatos.
Quando afirmo que o Sr. Adauto Lourenço é charlatão, sensacionalista e manipulador, baseio-me em fatos. O Sr. Adauto utiliza-se de argumentos científicos descontextualizados para derrubar uma teoria científica perfeitamente plausível, e corroborar o criacionismo, uma teoria embasada em fonte, a meu ver, não muito confiável: a bíblia.
O primeiro absurdo proferido pelo Sr. Adauto foi o de que a terra teria entre 10 e 13 mil anos, acho que nem preciso contestar isso, pois seria subestimar a sua inteligência. Ele ainda define conceitos, tais como evolução, macro e micro evolução, de maneira distorcida, irresponsável e conveniente. Conveniente para ele e para o criacionismo, obviamente, e não para o que parecia um objetivo nobilíssimo, que foi o que me levou a ler seu post e assistir ao vídeo: Conhecer argumentos imparciais das duas vertentes. A teoria da evolução, prezado, jamais se propôs a explicar a origem da vida, o que ela explica com parcimônia, por sinal, é a diversidade de formas de vida que temos hoje. Ainda, organismos não evoluem, individualmente, e é a seleção natural, e não a evolução, que permite apenas aos mais hábeis sobreviverem. Eu também gostaria de dizer que, segundo um artigo publicado no periódico científico Science (esse sim, indubitavelmente confiável e criterioso), o animal que tem mais aminoácidos no citocromo c em comum com o homem, é o chimpanzé, animal esse, que possui, segundo os estudos mais recentes, mais de 97% de seu DNA em comum com o DNA humano - mais uma evidência de que nós, hominídeos, e os macacos, pongídeos, derivamos de um mesmo ancestral.
Eu ainda poderia citar outras inverdades e gafes que o Sr Adauto cometeu, e refutá-las oferecendo as referências bibliográficas cabíveis, sem medo de estar sendo leviana, posto que a publicação científica, como o Sr. deve saber, é experimentada, testada e muito bem embasada em dados e resultados reais, mas penso que os supracitados já são suficientes.
Um dos preceitos da filosofia da ciência é o de que nunca se atinge a verdade, posto que ela é relativa. O conhecimento está sendo sempre acrescido. Há muitas lacunas na ciência, sim. Parte do conhecimento transmitido nas escolas, realmente não pode ser admitido como a verdade pronta. Entretanto, podemos propor teorias como a do surgimento da vida, que é muito plausível, e aceitá-las em função de centenas de estudos, experimentos, dados, análises, simulações e etc. que as corroboram e evidenciam.
Eu não vou lhe perguntar como ou quando seu deus surgiu, ou como ele agiu, Sr. Allen, pois não cabe ao domínio da ciência questionar o que é referente ao domínio da fé. Penso que também não cabe a nenhuma religião tentar responder com magia e milagres o processo físico, químico, contínuo, lento, real e natural que foi e é o surgimento da vida, bem como sua transformação.
Sem mais para o momento, e atenciosamente, Junquera, R.

Alcione Torres disse...

Esse post veio de alguém que se acha superior a todas as outras pessoas que não crêem no que ela crê? Não creio! Parece mentira!
Que baixaria, Sr. Allen!

Renan Silva disse...

Deus derrame seu amor sobre você!
Sem o amor de Deus não somos nada!

Vende tudo o que você possui!

Esmolar dinheiro para quê, Se Deus te sustenta? Crianças passando fome, morrendo por vícios e doenças, e você preocupado em pedir mais dinheiro? Para quê casa de luxo, carro de luxo? Enquanto seu irmão morre de fome? Pregar a prosperidade para uma pessoa só? Se todo o dinheiro arrecadado fosse para evangelizar em favela não existiria mais o trafico de drogas!
Ame a seu irmão... De que adianta pregar a prosperidade, ser rico, pedir mais e mais dinheiro para uma obra morta, para uma obra que não agrada a Jesus?
Evangelizar é trazer a palavra de Deus para as pessoas que não a conhecem!
Que palavra de Deus você leva para alguém? Jesus nos ensina que devemos largar tudo e seguir Ele... Se Ele viesse pela primeira vez hoje, você largaria tudo?
Quem sustenta o profeta é Deus e não o povo! Diz-me um profeta que esmolou riquezas?
Elias, Deus milagrosamente o alimentou... Jonas ficou três dias dentro de um animal marinho, Ezequiel 4:12-15 teve que comer pão assado no esterco humano ( Bovino )... Jesus pregava de cidade em cidade... O maior bem de um profeta esta no céu... Não viemos para seguir as leis dos homens. Não devemos cair na corrupção, não devemos vender a palavra de Deus! Não devemos esmolar riquezas, pois quem nos veste é Deus! Seria melhor você nunca ter tocado nos dízimos de ninguém, pois não há ninguém na terra digno de receber as ofertas para Deus! Seria melhor você pregar que o dizimo era para ser dado aos necessitados ! Se todo o dizimista do Brasil ajudasse algum necessitado... Garanto-te que muita coisa nos pais iria mudar!
Que Deus toque no seu coração, e te acorde... E que Deus te fale que o tempo esta próximo, o tempo que riquezas, dinheiro, igreja prospera de bens não leva ninguém a nada !
E sim, chegou o tempo de vender tudo o que temos e dar aos pobres, chegou o tempo de pregar de boca em boca... Chegou o tempo de andar de chinelos e não de ternos! O profeta tem que sofrer o que o povo sofre, se não ele não é um profeta digno! De que adianta colocar uma pessoa rica para pregar a palavra de Deus! Se a palavra de Deus é para os humildes! Seria uma contradição! É tempo de ser humilde, é tempo de levar a palavra de Deus a serio! Chegou o tempo de parar de brincar de ser profeta e ser profeta de verdade! Ser um martire do povo!
Lembre de " Amós 6 " leia com mais atenção o versiculo 6 e 7 !!!
A palavra de Deus não é para ser vendida! Lembre-se também de "Mateus 21:12"
" Mateus10:9" " Mateus 6:19" " Mateus6:24,25" " Mateus 7:15-20" " 2 Samuel 2:22"
Que Jesus volte logo... E que o seu espírito mostre a verdadeira verdade...

Unknown disse...

Olá Renan,

Eu realmente não entendi o seu comentário...

abraço
SDG

Filipe disse...

Romilde Junquera,

Não sei até que ponto você conhece o criacionismo, ou design inteligente.
Gostaria de dizer que a Academia Internacional de Ciência, a Academia Brasileira de Ciencia, a revista Science, Galileu, etc. Não são indubitavelmente confiaveis e muito menos estão em busca de um conhecimento verdadeiro. Muito pelo contrário, são extremamente tendenciosos e preconceituosos, sancionando qualquer um que discorde de seus pressupostos. Um exemplo recente disso foi o cancelamento da palestra que seria ministrada pelo Prof Doutor Marcos Eberlin (Unicamp)que iria ministrar uma palestra sobre criacionismo e evolucionismo mas foi barrado pela academia brasileira de ciencia, sem uma justificativa plausível. Quanto ao que você disse sobre o livro de Isaias... bem, não passa de uma falácia. Entre os famosos pergaminhos do mar morto, está uma cópia do livro de Isaias, em um único rolo! Conforme alguns historiadores serios afirmam, se o livro tivesse sido escrito por outras pessoas e em épocas diferentes, como você alegou, provavelmente o livro estaria dividido em pelo menos dois rolos. Normalmente as pessoas fazem esse tipo de criticas ao livro de Isaias porque não querem aceitar as profecias ja cumpridas registradas no livro. Não vou me ater aos demais argumentos porque não quero me alongar muito em minha fala, mas é meu dever deixar os nomes de alguns livros caso você queira saber mais sobre o criacionismo. Os livros "A Caixa Preta de Darwin" de Michael J. Behe e "Evolution: A Theory In Crisis" de Michael Denton são muito bons para um primeiro contato. Infelizmente o livro do Denton não está Disponível em português.
Espero sinceramente que você busque pela verdade, mesmo que ela desminta suas mais profundas convicções.

Filipe disse...

Uma frase de Albert Einstein sobre ciência e "Religião"

"Ciência sem religião é coxa, religião sem ciência é cega".

Reflitam

Anônimo disse...

Passei por aqui e li alguns comentários.
Os comentários aqui são antigos, mas vou deixar o meu assim mesmo.
Esse pseudocientista, Adauto Lourenço, não diz coisa-com-coisa. É um grande 171. Deturpa a Ciência para respaldar as fábulas bíblicas. Chega até à baixeza de lançar mão de falsificações antigas (como as pedras de Ica), já comprovadas, para dizer que tem registros que corroboram suas afirmações falaciosas. Pior é quem acredita nele sem estudar Ciência a fundo, sem proselitismos.
CUIDADO pessoal! Temos que ter muito cuidado para não retornarmos à Idade Média.