sexta-feira, 13 de março de 2009

Caros inimigos...

Fonte: Portal Comunique-se

Mylton Severiano é demitido do cargo de editor da Caros Amigos

Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro

O jornalista Mylton Severiano, o Myltainho, foi demitido do cargo de editor da Caros Amigos. O editor de fotografia e seu “homem de confiança”, Amâncio Chiodi, também foi afastado. A decisão foi tomada pelo diretor comercial da revista, Wagner Nabuco.

Em comunicado distribuído à Redação, Nabuco justificou o afastamento de Myltainho por “divergências no modo de conduzir a redação em seu aspecto editorial, mas principalmente no estilo de exercer a autoridade advinda do cargo de diretor de redação”.

Charge motivou demissão
Por sua vez, Myltainho nega exercer a função de maneira autoritária e explica que a sua demissão foi causada pela discussão sobre a publicação de uma charge no caderno especial sobre o Fórum Social Mundial.

“A charge era tudo que a Caros Amigos não é. Eu disse que comigo de editor, ela não seria publicada. O Wagner me chamou para conversar e me demitiu. Ele é o dono, pode fazer o que quiser”, conta.

Problemas com a Redação
Myltainho assumiu o cargo após a morte do fundador da revista, Sérgio de Souza, o Serjão, em 24/03/2008. Em junho do mesmo ano, vários profissionais da revista pediram demissão por problemas de relacionamento com o editor.

“Justamente esse tipo de situação levaram à saída do Myltainho. Questão de como se relacionar com a equipe de redação, com os colaboradores. A revista tinha uma vida mais ou menos tranquila. Com a morte do Serjão, ocorreram alguns desentendimentos, isso não faz parte da Caros Amigos”, explica Hamilton Octavio de Souza, que dividirá o comando da redação com outros dois antigos colaboradores: José Arbex e Igor Fuser.

Com a saída da revista, Myltainho planeja escrever, junto com Chiodi, um livro sobre a Realidade. Sobre o futuro da Caros Amigos, é enfático: “com certeza, a velha Caros Amigos, fundada pelo Serjão, essa já era”.

Leia o comunicado na íntegra:

Caras e Caros Amigos.

Por divergências no modo de conduzir a redação em seu aspecto editorial, mas principalmente no estilo de exercer a autoridade advinda do cargo de diretor de redação, chegamos a um impasse que, infelizmente, significou a saída de Mylton Severiano e do Amâncio Chiodi. Toda a equipe editorial, comercial e administrativa, está unida e motivada para continuar o trabalho que há doze anos vem mantendo a Caros Amigos empenhada em fazer um jornalismo critico, de qualidade e independente, claramente comprometida com a luta democrática e popular, buscando contribuir na construção de um pais mais justo, igualitário e feliz. Os princípios da revista, que foram traçados já no editorial do seu numero um, em abril de 1997, vão continuar norteando nosso trabalho e nossas ações. Tenho certeza que é isso o que esperam nossos milhares de leitores por todo o nosso Brasil.

Atenciosamente,

Wagner Nabuco.

Um comentário:

Letícia Fagundes disse...

Post muito bom ^^

Título muito criativo!
Adorei...huahuahuhuahuahuahua