quinta-feira, 19 de março de 2009

Livrim de Ontem: Apologética no Diálogo, Vincent Cheung, Monergismo Publicações, 127 p.

Vincent Cheung continua a me impressionar. A clareza do seu pensamento e a força de sua argumentação são muito intensas.

Neste livro o autor apresenta alguns princípios da defesa e apresentação da fé - apologética. Ponto interessante é a definição de apologética em um sentido além do convencional. Sempre fiquei "encasquetado" (com a pulga atrás da orelha) ao ver um caráter puramente negativo na apologética. "É a defesa da fé" - diziam. Cheung mostra que não é apenas defesa, mas ataque também. Não só negativo, mas positivo.

A linguagem do autor é dura. Ou clara. O fato é que o recado é dado sem sombra de dúvidas. Reconhecer o confronto de cosmovisões, e não simplesmente de algumas idéias é um dos princípios mais interessantes da obra, bem como perceber a supremacia da sabedoria Divina em relação à humana.

A ligação entre apologética e batalha espiritual destacada por Cheung é provocadora, no sentido de nos instigar a uma nova leitura sobre os movimentos contemporâneos, que mais falam sobre anjos e demônios do que fazem alguma coisa pela apresentação do Evangelho.

A convergência entre evangelização e apologética também é fascinante!

Enfim, recomendo o livro. Se você responde muito emocionalmente a proposições duras, leia esse livro e comece a ser tratado!

Você pode comprar a obra no site do Monergismo. (clique aqui)

Ou pode baixá-la em pdf no site do Cheung em português. Nesse formato o nome é "Apologética na Conversação". (clique aqui).

Eu li em pdf, mas depois comprei e ontem li o livrinho. Vale a pena comprar para ler e presentear outras pessoas, além de apoiar a "Publicações Monergismo".

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando Deus olha para eles não vê mais do que cães irracionais. É correto xinga-los, o que pode até ser engraçado. Eles podem usar de métodos tão estúpidos que você irá compreender porque Deus os odeia tanto.