terça-feira, 17 de março de 2009

Livrim do dia: Negócios para a glória de Deus, Wayne Grudem, Cultura Cristã, 77p.

Lembram-se dos "caçadores de mitos"? Wayne Grudem parece trabalhar para eles nessa obra.
O teólogo aborda questões muito importantes, e extremamente mal-interpretadas em nosso contexto, a saber: propriedade, produtividade, emprego, transações comerciais, lucro, dinheiro, desigualdade de posses, competição, emprestar e tomar emprestado - concluindo com algumas considerações sobre as atitudes do coração, e os efeitos sobre a pobreza do mundo.

A premissa de Grudem é que todos estes itens são fundamentalmente bons, e aprovados pelas Escrituras. Ele demonstra isso em cada capítulo. Conforme sua descrição, através destas práticas nós podemos exercer a mordomia e outros dons e virtudes cristãs, bem como imitar a Deus e obedecê-lo em seu mandato cultural.

Há uma ressalva ecoando no fim de cada capítulo. Ele destaca que existem distorções com relação a essas questões. Alguns querem lucrar mais do que devem, outros exploram o trabalho alheio, e ainda outros pegam emprestado e não querem pagar ou devolver. A ressalva, contudo, é: "(mas) as distorções de alguma coisa boa não nos devem levar a pensar que tal coisa em si é má".

A idéia é que, embora haja abusos, o que norteia o nosso pensamento sobre tais questões é a Bíblia, e não o mau uso de pessoas à nossa volta. Precisamos "redimir" tais práticas.

A conclusão, apresentando os negócios como forma de combater a pobreza a longo prazo, é fascinante e provocadora.

O livro é um antídoto para as mensagens que temos recebido na universidade e em outros cantos.

Recomendo!

Veja outro comentário aqui.

Compre aqui

Nenhum comentário: