domingo, 12 de julho de 2009

Como [ainda] ser relevante daqui a 500 anos


No dia 10 de Julho de 1509 nascia João Calvino. Considerado por muitos o maior teólogo da Reforma Protestante, a sua contribuição para a Igreja de Jesus permanece até hoje, dando-nos o exemplo de uma vida bíblica e relevante.

As marcas de sua influência são percebidas ao longo de sua história de vida e de seus escritos.

CORAGEM

Embora de saúde frágil, Calvino foi moldado por Deus para ser um valente lutador pela causa do Evangelho. Não poucas vezes ele se envolveu em debates escritos e disputas teológicas, através das quais foi ousado para a glória de Deus. Quando buscava a paz e a tranqüilidade da vida de escritor, Deus o chamou para ser pastor em Genebra, e assim ele abraçou o ministério com as lutas que viriam.

Ele afirmou: “Um cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade de Deus sendo atacada e permanecesse em silêncio”.

SUBMISSÃO A DEUS

Muitas vezes Calvino precisou deixar a sua vontade de lado para fazer o que Deus deseja. Foi assim com o início do seu ministério como pastor, e isto se tornou marca de sua vida.

Ele escreveu: “Mesmos os santos precisam sentir-se ameaçados por um total colapso das forças humanas a fim de aprenderem de suas próprias fraquezas a depender inteira e unicamente de Deus”.

PERSEVERANÇA

O contexto das adversidades que marcava a Europa do século XVI exigia de um líder cristão muita perseverança. Isto ficou evidente por meio das cartas de Calvino, seu ministério em Genebra e suas lutas pela constante reforma da cidade e da Igreja. Um episódio torna esta perseverança clara: Ele pregava expositivamente as Escrituras, dia após dia, capítulo após capítulo. Foi expulso da cidade pela Igreja, e, três anos depois, quando voltou, convidado pelos mesmos que o expulsaram, retomou o púlpito e continuou a pregar exatamente de onde havia parado.

Ele disse: “e devemos confiar que assim como o nosso Pai nos nutriu hoje, Ele não falhará amanhã”.

FIDELIDADE

A fidelidade à Palavra de Deus era condição essencial para um ministério, segundo Calvino. Reconhecer a autoridade da Palavra é reconhecer a autoridade de Deus sobre o Seu povo.

Ele falou: “a Escritura, recolhendo em nossa mente um conhecimento de Deus de outro modo confuso, desfazendo a fumaça, apresenta-nos claramente o verdadeiro Deus”.

PAIXÃO PELA GLÓRIA DE DEUS

A supremacia e a glória de Deus são temas marcantes na obra do reformador. Seu ministério estava voltado para a exaltação de Jesus, a Quem foi dado o nome sobre todo nome.

A Ele Calvino dedicou a sua vida, e adotou por lema a expressão cor meum tibbi offero, prompte et sincere [Meu coração te ofereço, pronta e sinceramente]

INSERÇÃO NA CULTURA E NA CIDADE

A influência de Calvino e o seu ministério extrapolaram os muros da Igreja e alcançaram Genebra, a Europa, e o Mundo. Calvino contribuiu para melhorias na qualidade de vida dos Suíços em termos trabalhistas, fomentou o surgimento de governos constitucionais e o respeito às garantias individuais, contribuiu para o cuidado com os necessitados de Genebra e os refugiados na cidade, além de preparar e enviar missionários para vários lugares, inclusive para o Brasil em 1555.

Coragem, Submissão a Deus, Perseverança, Fidelidade, Paixão pela glória de Deus, e inserção na cultura e na cidade marcam o Evangelho de Jesus. Vidas assim são bíblicas e relevantes. Tenhamos, pois, tais marcas.

Nenhum comentário: