sexta-feira, 31 de julho de 2009

Vivendo a leitura


Nada mais real do que a imaginação. Especialmente quando ela salta das páginas de um livro. No universo paralelo das letras e construções virtuais/imaginárias acontecem eventos de uma naturalidade absurda.

Vejam vocês: enquanto eu lia "a tragédia da Guanabara", era tomado por admiração, surpresa, e compaixão dos calvinistas missionários que vieram à nossa pátria. Mas logo a figura de Villegaignon ficou cada vez mais abjeta, e despertou em mim um processo de rejeição e ódio poucas vezes percebido.

Eu fiquei com raiva daquele personagem que se foi pelo menos alguns séculos antes de eu nascer. Tomaria aquele patife virtual em meus braços e o faria sofrer por sua traição e perseguição aos ministros.

Claro que isso não é a melhor coisa de se sentir, nem a se escrever por aqui. Defendo o amor ao próximo, o perdão, etc, etc. Apenas afirmo que vivi tudo isso enquanto lia tais páginas.

Esta madrugada a cena foi semelhante: Lia a sofrida história de uma garotinha maltratada, e logo me vi ranzinza e mal-humorado pelo que fizeram a ela. Consigo me ver deitado com a cara feia, resmungando algumas coisas enquanto o sono me tomava aos poucos.

Entrei em um estado de espírito/humor característico de um animal selvagem. Mas a beleza da coisa é que eu estava só - apenas eu, o livro, e o meu universo imaginário.

O que eu queria dizer é que as leituras têm esse poder de despertar e alterar minha percepção das coisas, levando-me a viajar nas suas histórias e a participar de suas tramas como mais uma das personagens do texto.

2 comentários:

Soli Limberger disse...

Precioso teu Blog meu irmãozinho... estou seguindo ele e será uma alegria muitooo grande ter vc seguindo o meu tmb.

Um grande abraço, em Cristo

Soli Limberger | BUSCAI o REINO
http://buscaioreino.blogspot.com

PericlesFA disse...

já me disseram uma vez que "quem ler viaja". Eu não acho um crime bárbaro sentir algumas emoções um tanto animais ao se deparar com uma história triste ou revoltante. A leitura mexe com nossas emoções, assim como as outras formas de arte. Ler a bíblia nos trás a flor da pele algumas emoções, e o bom disso é que são emoções muito boas em sua maioria. Excelente blog Allen!