terça-feira, 27 de outubro de 2009

Do templo ao tribunal: contribuições da reforma protestante para o direito

Eis a minha monografia do curso de direito. A intenção era transitar bem entre os campos da História da Igreja e do direito, demonstrando os pontos de contato entre ambos. Além disso, a idéia é estimular este tipo de pesquisa, no sentido de percebermos o crescimento acadêmico no cristianismo como força cultural, entre outras coisas (quem sabe até chegarmos em Dooyeweerd, demonstrando que o aspecto pístico - da fé - é o que norteia o desenvolvimento humano e influencia todas as demais áreas...).

RESUMO

A contribuição da Reforma Protestante para o Direito. O trabalho é apresentado como uma pesquisa teórica a respeito de influências e transformações históricas ocorridas a partir do movimento religioso do século XVI. Traça-se um perfil histórico do Direito na Idade Média, com a observação de suas nuances. Passa-se à percepção da Reforma Protestante em suas conexões fora do âmbito metafísico, atingindo as esferas políticas e jurídicas da Europa. O alcance extra-religioso da Reforma é destacado como fator de inserção e transformação no campo político-jurídico. É demonstrada a mentalidade dos reformadores, que apontavam para uma percepção integrada da realidade, visão de mundo cristã. Os efeitos desta perspectiva, e a influência direta do pensamento de Lutero e Calvino no âmbito em foco são destacados e analisados.

Palavras-chave: Reforma Protestante. Filosofia do Direito. Filosofia Política. Calvinismo. Luteranismo.

SUMÁRIO

Introdução
O Direito medieval
A Reforma Protestante e seus múltiplos desdobramentos
Contribuições da Reforma para o Direito
Considerações finais
Referências
Clique aqui para fazer o download (PDF, 52 p., 307 kb)


Para acompanhar outros artigos e publicações maiores que os posts regulares deste blog, visite a seção "Artigos e Publicações".

Nenhum comentário: