domingo, 28 de fevereiro de 2010

A procura

Eu insisto em procurar coisas difíceis. Não do tipo "elefantes cor-de-rosa", mas coisas possíveis (e) difíceis. Alguns dizem que a dificuldade torna a busca mais desafiadora e agradável - eu não costumo pensar assim, apenas tenho a esperança de que determinadas práticas sejam adotadas, e consigamos ver transformações.

Vou acabar com o mistério e falar de vez. Estou procurando, entre os sites dos evangélicos progressistas, notícias sobre a morte de Orlando Zapata Tamayo - após vários (85) dias sem alimentação.

Vejam a cena: Os eavngélicos progressistas falam em nome da "justiça social". Eles se levantam e denunciam, com todo vigor, o capitalismo, as forças reacionárias que resistem à reestruturação do sistema, metralham os militares com o seu discurso sempre pronto e emocionalmente cativante, elegem o pobre como o alvo de suas conversas e sobre eles criam um marketing preciso, que daria um belo cartão de visitas - "fulano, aquele que ama os pobres".

Foi Nelson Rodrigues que afirmou, há bastante tempo, que a fome do Nordeste alimentava o discurso de muitos - em especial, dos dois ou três esquerdistas que ele costumava pegar no pé, como Dom Helder Câmara. Receio que o mesmo seja verdade com tais evangélicos: sem os pobres, ou os negros, ou "os excluídos", toda a piedade vai embora. Não há mais sobre o que falar. Acabou o assunto.

Mas estou fugindo do foco - é difícil não desabafar ao comentar estas perspectivas. (E ainda há quem diga que os reacionários como eu não têm coração... Ou que buscam apenas uma auto-proclamação intelectual). Volto ao ponto:

Entro no site do missionário. Ele recomenda os textos do Frei Betto, o "frei" que exalta o regime cubano, então deve estar ligado no assunto. Como ele denuncia constantemente a "injustiça social", deve denunciar a morte do Zapata. Doce ilusão. Nada encontrei.

Quem sabe o blog da Rede? Um articulador dela comentou em um podcast, que questionava a noção de que "Cuba não havia dado certo". "O que é dar certo?" - ele perguntava. Talvez, ao defender de alguma maneira o regime cubano, ele e a Rede pudessem comentar a morte do Zapata, e denunciar a injustiça. Outra tentativa frustrada.

Talvez o dos que buscam a justiça. Sim, se eles buscam a justiça, devem apoiar os oprimidos como apóiam os sem-terra, mesmo sabendo que estes últimos deixaram de ser "os oprimidos" para se tornarem opressores em muitos sentidos. Sim, deve ter algo por lá! ...Não, nada além daquele texto sobre os 25 anos do MST.

Assim segue o discurso progressista evangélico. Parece que os ditadores cubanos são os pobres que merecem defesa. E os oprimidos de Cuba, os perseguidos e mortos, são dignos apenas de descaso. Afinal, estão contra o regime - devem ser os malditos reacionários. Que eles morram.

* * *

Nota: Não interpretem errado a minha crítica - não acho que os blogs pesquisados precisam comentar sobre todos os eventos que acontecem sob a tirania esquerdista. Nem acho que conseguiriam. Mas, ao mesmo tempo, cobro as manifestações pela justiça, ou pelo menos contra a injustiça nos regimes que eles promovem.

2 comentários:

Nilson Junior disse...

Pois é! Não sei se é melhor o silêncio ou o barulho dessa turma. Queria que o silêncio significa-se algum tipo de reflexão ou consideração a respeito da incompatibilidade de ser cristão e defender regimes totalitários como os Cuba, mas algo me diz que estou sendo otimista demais. Será?
Parabéns pelo post.
Que Deus nos dê sabedoria!

Jean Carlos Serra Freitas disse...

Camarada... fiquei muito feliz ao tomar conhecimento do seu blog. Sou o cara que passou na sua frente para tirar uma foto com o Horton...rs. Novemtne, peço desculpas.
Bom, quanto ao assunto em questão, talvez a Graça Salgueiro tenha alguma informação no blog notalatina. O Olavo de Carvalho costuma dar informações tb.
Grande abraço