sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Bíblia, o Jornal e a Caneta

Sentado no puf verde, lendo "Cristianismo sem Cristo", e subitamente vem o estalo:
E se eu trabalhasse um pouco mais no blog a partir da tríade Bíblia/Jornal/Caneta?
Talvez caiba uma explicação do que está envolvido no título do blog, que é mais do que uma tentativa de ser cool.

"A Bíblia, o Jornal e a
Caneta" é a tentativa de articular dimensões fundamentais do viver cristão: uma pautada no Sola Scriptura - a regra de fé e prática dos cristãos -; outra que destaca a relação do cristão com o seu tempo -
simbolizada pelo jornal, a capacidade de ver a cultura e demais expressões do dia-a-dia e interpretá-las a partir de uma visão de mundo cristã -; e a terceira, como resultado da compreensão da Escritura e do seu tempo, enfatizando a produção/prática cristã - simbolizada pela caneta.

Em simples linhas:
O crente precisa conhecer a Deus (a Bíblia), compreender o seu tempo (o Jornal), e expressar sua cosmovisão cristã em tudo o que faz (a caneta).
Voltemos, então, da imensa digressão. Eu estava quase deitado sentado naquele puf tentador, curtindo a leitura do Michael Horton, quando veio a idéia de desenvolver uma abordagem no blog que fosse mais coerente com a sua proposta.

Gostei do insight. Ainda pretendo desenvolvê-lo melhor, mas por enquanto devo organizar algumas postagens da seguinte maneira:

A Bíblia - posts de comentário Bíblico, sermões, palestras relacionadas, etc.;
O Jornal - comentários de notícias, análises teo-referentes de filmes/peças/músicas, etc.;
A Caneta - artigos sobre variados assuntos, poesias, composições, e demais produções.

Eu pensei em trabalhar os três assuntos semanalmente, com um dia para a Bíblia, outro para o Jornal, e o terceiro para a Caneta, mas ainda estou vendo a viabilidade disto.

Preciso dizer, ainda, que não farei isto apenas com a minha produção. Também penso na publicação de comentários e artigos de outras pessoas.

Orem por isso. Pode sair algo legal daí.

abraço


Nenhum comentário: