quarta-feira, 23 de junho de 2010

O jornal: comentário cristão dos fenômenos culturais

Iniciando esta nova seção do BJC, pretendo comentar algumas notícias, bem como analisar expressões culturais (filmes, peças, músicas), demonstrando uma perspectiva cristã de engajamento com a cultura.

Embora utilize o termo “comentário cristão”, não pretendo falar em nome de todos os cristãos, pois sei que muitos deles discordam de minhas posturas. Ainda assim, trabalho na convicção de que meus pressupostos de análise são bíblicos, minha cosmovisão é cristã (o que não me isenta de falhar em uma análise aqui ou ali), e por isso mantenho o título.
Algumas vezes, pela variedade de notícias, serão tecidos pequenos comentários – que talvez deixem a idéia de algo incompleto, ou que pede um desenvolvimento maior. Mais do que uma análise exaustiva da cultura, pretendo, com este espaço, demonstrar e encorajar um modo de pensar e fazer.

Às notícias:

• • •
Maranhão: O PT e Roseana Sarney
Há algumas semanas vem se desenrolando a história da decisão petista com relação à atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
O diretório nacional do PT decidiu apoiar a candidatura da governadora (do PMDB), contra o diretório estadual, ou grande parte dele, que se recusa a manter a oligarquia no poder.
A decisão gerou muitos protestos, inclusive a greve de fome do deputado Domingos Dutra e do “militante histórico” (termo do último segundo) Manuel da Conceição.
Após a mobilização gerada pela greve de fome e pelos muitos protestos de petistas maranhenses, o diretório nacional voltou atrás e decidiu dar liberdade para que o PT no Maranhão possa apoiar tanto Roseana (a parcela que achar conveniente, seguindo a preferência do diretório nacional), quanto Flávio Dino (candidato do PCdoB).

Comento:
O PT não surpreende com suas contradições. Sempre contrário às "oligarquias", agora decide apoiar uma em caráter nacional. Pior ainda, apóia aquela já desgastada pela imagem de José Sarney (ex-presidente da República, e atual senador pelo Amapá).
Porque o diretório nacional petista adota uma postura tão controversa? Para aqueles que fazem uma análise apressada, trata-se de mal planejamento, ou uma decisão impensada. Por outro lado, uma observação mais atenta percebe o método esquerdista.
A esquerda é pragmática em suas decisões. Não há certo e errado em sentido absoluto, mas apenas o que é útil para o alcance de seus objetivos. Seja justificando com uma finalidade positiva - o socialismo, a igualdade, etc. (positiva para eles!) - ou sem explicar mesmo, as esquerdas são consistentes em adotar posturas contraditórias, desde que sejam estratégicas no alcance do poder.
É assim que os esquerdistas podem, em um dia, falar mal do Sarney e chamá-lo de "coronel" no Maranhão e no Amapá, e, no outro dia, firmar uma aliança com ele e seus pares. É uma questão de método.
Mais notícias aqui, aqui e aqui

• • •
Nordeste:
Pernambuco e Alagoas sofrem com as enchentes

Conforme o Correio do Estado, são 29 mortos confirmados até agora em Alagoas, e 41 no Nordeste, como resultado das enchentes que assolam a região. Mais de 115 mil pessoas precisaram deixar seus lares.O Governo Federal tem prestado auxílio, liberando o saque do FGTS para as vítimas das enchentes, e verbas para a Defesa Civil dos estados envolvidos.

Comento:
Antes de nos precipitarmos em definir as causas da tragédia (já posso ouvir alguns falando de pecado, e outros acusando os que falam de pecado), é hora de demonstrarmos amor e solidariedade por aqueles que sofrem neste momento.
Neste link você tem uma lista de endereços e telefones, para você fazer contato e doar alimentos, ou o que seja.

• • •
Literatura: Será lançado nesta semana o clássico de Mortimer Adler, "Como ler livros"

A antiga edição, pela editora Agir, chamava-se "A arte de ler". Perdida no tempo, agora foi resgatada pela É realizações, que a republica com um título mais próximo do original "How to read a book".
Para quem busca boas dicas de como obter um maior aproveitamento de suas leituras, o livro é obrigatório!
O lançamento será no próximo dia 25.

2 comentários:

Ivonete Silva disse...

El quero esse livro.

Osmar Neves disse...

Irmão,

Estou ansioso para adquirir o livro, só estou aguardando ele sair com desconto na Livraria Cultura. Um abraço!