sábado, 17 de julho de 2010

BJC indica: Posts sobre o Deísmo Moralista (e) Terapêutico no blog do Pr. Juan de Paula

Desde março deste ano - por ocasião do Congresso Internacional de Religião, Teologia e Igreja - tenho ouvido falar do Deísmo Moralista e Terapêutico (na tradução do livro Cristianismo Sem Cristo).

Quem abriu os meus olhos para essa expressão religiosa foi o Dr. Michael Horton (foto), no livro acima citado - o que me fez ir à pesquisa que originou tal descrição, realizada pelo sociólogo Cristian Smith, entre adolescentes e jovens nos EUA.

A compreensão deste ponto tem me feito mudar consideravelmente o modo de observar a realidade eclesiástica e apresentar o evangelho. Para dar um exemplo, tenho adotado mais ou menos uma regra de, convidado para pregar em algum canto sem um tema pré-estabelecido, não anunciar outra coisa senão uma explicação clara do que é o evangelho, e de como ele tem sido substituído pelo DMT. (Um exemplo de sermão nesse estilo está aqui)

Pois bem, nos últimos dias o Pr. Juan de Paula, blogueiro do Em busca de Deus, tem postado materiais bem interessantes sobre o mesmo fenômeno, que ele traduziu por Deísmo Terapêutico Moralista (DTM). Ele traduziu um artigo do Pr. Scott Thomas sobre o assunto, e fez uma análise bem brasileira da questão - para mostrar que isso não é exclusivamente coisa de gringo.

Recomendo, então, que você acesse os dois artigos, compreenda melhor o DMT ou DTM, e não perca o foco do evangelho verdadeiro!

274: Deísmo Terapêutico Moralista (DTM)

275: Qual a influência do DTM no Brasil? Há realmente alguma influência?

Nenhum comentário: