quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Caríssimo e ilustríssimo Allen Ribeiro Porto, portentoso administrador do Blog A Bíblia, o Jornal e a Caneta: É correto interpretar a profecia em 1 Coríntios 11 como sendo apenas pregação da Palavra? É correto desconsiderar o elemento preditivo?

Caro, vou trabalhar aqui a partir de uma análise de 1 Coríntios 11-14 feita pelo Dr. Augustus Nicodemus Lopes (o livro se chama: "O culto espiritual", ed. Cultura Cristã).

Ele diz assim:

"Os profetas das igrejas, aparentemente, também falavam 'assim diz o Senhor', ou 'assim diz o Espírito', à semelhança dos antigos profetas (At.2.11). É importante notar que apenas um profeta é mencionado como tendo feito profecias preditivas, que foi Ágabo (At.11.28; 21.11). As predições quanto ao futuro do povo de Deus e do mundo que encontramos no Novo Testamento foram feitas pelo Senhor Jesus e pelos apóstolos como, por exemplo, o ensino de Paulo acerca da vinda do Senhor e as visões do apóstolo João em Apocalipse (...). Profetas de igrejas locais aparecem somente em seu papel de exortar, instruir e edificar as suas comunidades." (p.55-6)

Assim, não é excluído o elemento preditivo, mas ele é colocado no seu lugar - o de exceção, e não de atividade regular.

Mais ainda: seguindo a linha do Dr. Michael Horton, no livro A face de Deus, os milagres e as predições têm um papel estratégico na história da redenção - eles não são feitos para satisfazer a curiosidade de ninguém, nem estão relacionados a questões pouco significativas no contexto geral da história da salvação (por exemplo: nenhum profeta se levantou para falar que fulano ia se casar com beltrano, ou que x ia receber um emprego, etc.).

O Dr. Augustus segue:

"Durante o exercício da profecia nos cultos, os profetas traziam uma mensagem da parte de Deus ao povo. Essas mensagens provavelmente consistiam em citações das passagens das Escrituras do Antigo Testamento acompanhadas de interpretação e aplicação das mesmas. O que fazia os profetas diferentes dos mestres é que essas interpretações lhes ocorriam durante os cultos, por meio do que Paulo chama de 'revelação' (1Co.14.30)". (p.56)

Por isso, a profecia tem mais a ver com exposição e aplicação das Escrituras, do que com predição.

Abraço, e obrigado pela pergunta.

Pergunte qualquer coisa

Nenhum comentário: