quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bate-Papo com os Vencedores Por Cristo [1]

Conversei um pouco com Alexandre Abreu e Jader Gudin, da banda Vencedores Por Cristo. Aos poucos vou editar e publicar o material por aqui.

Os Vencedores Por Cristo são referência no cenário musical cristão brasileiro. Eles, juntamente com uma primeira geração de músicos corajosos e crentes, ousaram fugir do comum e dialogar com a cultura, utilizando ritmos até então pouco explorados na adoração a Deus, e na comunicação do evangelho.

O VPC tem 42 anos, e já passou por várias formações. Dos cantores que entrevistei, o Alexandre está há onze anos na banda, e o Jader, há quase dois. Isso revela que ainda existe gente jovem interessada em dialogar com a cultura e ser criativo sem abandonar as tradições - ou pelo menos o que há de bom nelas.

As músicas dos vencedores continuam a soar alto como um belo exemplo de boa doutrina e bela estética: conteúdo e forma para a glória de Deus.





Os entrevistados me impressionaram pela compreensão do lugar do VPC no cenário musical cristão brasileiro. Temi, antes de entrevistá-los, que se tratasse de uma nova formação sem muita idéia do trabalho que faziam ali. Errei feio, graças a Deus.

Também curti a noção histórica que ambos demonstraram. Eles não apenas entendiam que estavam (estão) dando continuidade a um trabalho importante, mas compreendem o processo histórico pelo qual esse trabalho tem se desenvolvido - cf. as análises do Jader sobre o disco "De vento em Popa", e menções do Alexandre a Sérgio Pimenta (que não sei se foram gravadas).

Tenho aprendido que, para as novas gerações buscarem criatividade, precisam primeiro "provar" que sabem fazer o que foi feito antes delas. Convido os novos músicos cristãos a dialogar bastante com os Vencedores Por Cristo antes de desbravar novos caminhos.

Nenhum comentário: