segunda-feira, 22 de novembro de 2010

47 anos sem C. S. Lewis

No dia 22 de Novembro de 1963, C. S. Lewis foi chamado à eternidade. O grande escritor apenas sonhava com o céu, e escrevia em suas obras imaginativas - como "O grande abismo". Mas naquele dia foi a sua vez de conhecer as coisas in loco.

O impacto de Lewis sobre o meu modo de ver as coisas foi (e continua sendo) grande. Poucos autores conseguiram unir verdade e beleza como o Irlandês. Das Crônicas de Narnia, passei a acompanhar outras de suas obras, e ainda sigo em uma leitura que, espero, não acabe nunca - nem que eu precise reler cada obra.

Infelizmente Lewis não partilhava dos pressupostos reformados, e isso atrapalhou a sua compreensão de alguns pontos - especialmente do problema do mal (cf. suas obras "o problema do sofrimento", e "anatomia de uma dor"). Mas ainda assim, superou em muito alguns reformados em sua maneira de fazer apologética através de contos (cf. "Cartas de um diabo a seu aprendiz"), além de análises perspicazes (cf. "A abolição do homem"), e sermões brilhantes (cf. "o peso de glória").

Ler C. S. Lewis é ser convidado a entrar em um universo preenchido pela imaginação, beleza, e verdade. É caminhar por um texto profundamente cativante, e desejar não sair dali. É sentar para ouvir um sábio contar, tão bem, algumas histórias que ficarão gravadas em nosso coração. É aprender que cristianismo e erudição são companheiros. E, finalmente, é ser desafiado a aprender bastante para fazer o mesmo em nossa cultura.

Deus seja louvado pela vida de C. S. Lewis. Que mais homens como ele surjam em nosso meio.

2 comentários:

Heitor Alves disse...

Allen,

Gostei da sua postagem. C.S. Lewis foi realmente uma mente brilhante (apesar de não ter uma cosmovisão reformada sobre alguns assuntos).

Eu me apaixonei por ele por seus livros, principalmente as suas Crônicas de Nárnia. Por ter sido um apaixonado pela mitologia, ele se utilizou dela para falar do evangelho (pessoalmente não vejo problemas nisso, uma vez que a obra não visa ser um tratado de teologia, mas apenas um conto, uma ficção, que contém verdades bíblicas) de uma forma bem prática e simples.

Abraços.

Sociedade C. S. Lewis disse...

Olá, Allen.
Publiquei seu texto na Sociedade C. S. Lewis, no link http://sociedadecslewis.com/arquivo/453.

Um belo texto o seu. E obrigado por continuar com o legado de Lewis.

Abraços.