sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O livro de Apocalipse sempre foi muito complicado pra mim, a primeira parte beleza, cartas a igreja e tudo, mas não consigo entender quando chega a parte do cap. 21 onde é narrado sobre a mulher e o dragão, por favor me explique essa alegoria.

Vou transcrever um trecho da obra "Um mundo totalmente novo: o evangelho de acordo com Apocalipse", de Greg Uttinger, Ed. Monergismo. p.43

"Em Apocalipse 12 somos levados de volta ao nascimento de Cristo e ao seu pano de fundo no Antigo Testamento. João vê uma mulher vestida como o sol. A luz está debaixo dos seus pés; sua cabeça está coberta com doze estrelas. Ela está grávida de um filho. Diante dela está um dragão, pronto para devorar seu filho tão logo ele nasça.

Aqui vemos a mulher, a serpente e a semente de Gênesis 3.15. Essa é toda a história do Antigo Testamento em cena. A mulher é a igreja do Antigo Testamento, esperando e sofrendo como uma mulher em dores de parto pela vinda da semente, o Messias prometido. O dragão é Satanás, pronto a cada instante para destruir a semente, e a cada instante fracassando.

A mulher dá à luz o Messias, o filho do homem nascido para governar todas as nações com uma vara de ferro (cf. Salmo 2). Ele é levado ao céu. Herodes não pode matá-lo; a sepultura não pode detê-lo. Ele triunfa sobre todos os assaltos do diabo e é elevado ao trono da criação"

Assim, segundo o Greg, o trecho de Ap.12 diz respeito ao Evangelho. É bom saber que o Apocalipse não é um livro de terror, né?

Abraço, e obrigado pela pergunta.

Pergunte qualquer coisa

Nenhum comentário: