terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Contribuição BJC: Dia da Bíblia - e qual será o dia da leitura? - Por Rodrigo Anselmo da Silva

No menu "contribua" do BJC, há a sugestão de que outras pessoas enviem seus textos, que, após análise, podem ser publicados por aqui. Isso não significa que eu concorde com tudo o que é publicado, mas que há algo importante a ser pensado no texto. Foi assim que o brother Rodrigo Anselmo da Silva me enviou o texto abaixo, refletindo a respeito do dia da Bíblia e seu significado concreto.

Ele é membro da Igreja Batista Plenitude, em São Luís, e deveria criar um blog para compartilhar seus pensamentos! =)

Obrigado, Rodrigo! Eis o texto:

* * * 

DIA DA BÍBLIA – E qual será o dia da leitura?

Por

Rodrigo Anselmo da Silva – Membro da Igreja Batista Plenitude

Hoje, dia 11.12, é de costume no meio evangélico se comemorar o dia da Bíblia. Não vou me deter no fato de que a Palavra de Deus é muito maior do que qualquer data ou até figura cronológica simbólica, de modo que não acho nada demais ter um dia para esta comemoração. Assim como não penso que esta atitude seja relevante a ponto de se criar na cultura atual uma importância para as Escrituras Sagradas, a partir dessa comemoração.

O que sempre me impressionou nesses quase 18 anos de protestante e batista, é o grande apelo e incentivo verdadeiro a leitura, prática e observação ao ensino da Bíblia, e este comentário não é , nem de longe, contrário a esta afirmação. Mas, sinceramente, digo que um dos dias - e sempre pensei nisso - que os crentes mais deixaram de ler individualmente a palavra de Deus, é o domingo. Não nesse domingo, dia 12.11, mas aos domingos, e apresso-me em explicar.

Vamos analisar: quando chegamos na igreja pela manhã, vamos para o culto e depois a EBD, ou se aplica a ordem inversa. De qualquer forma, mesmo sem perceber, já passou o primeiro momento que, de forma geral, nós deveríamos fazer nossa devocional (sim aquela que tentamos realizar diariamente assim que acordamos). O quê? Devocional no domingo? É isso mesmo: você já parou pra pensar que este dia é quase que retirado da lista de vida devocional diária, como se não fizesse parte da semana? Porém, é o primeiro dia da semana! E digo mais: às vezes na liturgia do culto não há um momento para os presentes irmãos abrirem a Bíblia, pois os textos geralmente vêm projetados - via data show ou impressos no boletim. Então vem a pergunta: isso não é retirado da Bíblia? Não é válido? Sim, é, mas veja que o contato propriamente dito com a Escritura já começa, desde cedo, a ser esquecido.

Infelizmente várias vezes a própria pregação - por falta de "tempo num culto muito longo" é pouco preenchida pela leitura da Palavra de Deus. Após o culto matinal, as famílias vão almoçar, por volta das 15h voltam ao lar doce lar e descansam para depois de algumas horas estarem de novo em atuação ministerial e assistindo (ou prestando) culto. E mais uma vez, quase não lemos a Bíblia no domingo a tarde, é incrível. Então restam ainda dois horários, o culto da noite, que geralmente é no sentido de um culto mais evangelístico, dado ao número de visitantes ser geralmente maior do que o matinal, então lê-se uma porção bíblica maior, prega-se o evangelho e - em algumas igrejas - ocorre o momento do apelo....percebeu que em termos de liturgia, o abrir individual da Palavra do Senhor foi mais uma vez esquecido? Nos dias de domingo, é muito pouco usual esta prática. Você já havia refletido nesta questão? E não se trata do domingo em si, como se este fosse amaldiçoado ou coisa parecida, mas é que o foco dos momentos de celebração em comunidade, são rasos no que diz respeito ao ensino e leitura das Escrituras Sagradas, isso na minha visão é um fato e não somente de hoje, não necessariamente pra todas as igrejas e denominações claro, mas é quase unanimidade. Então, depois do culto sempre cai bem uma ida em grupo ao uma boa rede de fast food e ao chegar em casa, você e eu, temos o hábito de ler a Bíblia antes de dormir, depois de tanto cansaço e ativismo diário e semanal? PENSE NISSO!