sábado, 24 de novembro de 2007

Então que músicas eu posso ouvir?

A partir de minhas críticas musicais, na cabeça de alguns surge a pergunta: então que músicas eu posso ouvir? Que grupos de louvor, que cantores e bandas são "aprovadas" no teste da sã doutrina? Que tal lançar uma lista dos cds aprovados, e dos reprovados?

Ok, respondendo rapidamente.

Decidi, com o encorajamento de alguns, colocar algumas das minhas análises musicais regularmente por aqui. Vou começar pelas que fiz na minha monografia.

Não posso colocar uma lista do que pode e do que não pode ser ouvido. Eles fizeram isto com os protestantes no Index Prohibitorium, proibindo a leitura de obras importantes. Embora eu ache que algumas canções são prejudiciais a qualquer cristão, fica difícil "vetar" o cd no meu blog. Primeiro pelo que já falei, não sou um inquisitor. Segundo, porque há um outro fenômeno interessante, o da incoerência graciosa - (decore este termo). A graça de Deus trabalha de modo incrível, fazendo com que às vezes determinado cantor tenha péssimas músicas, e ótimas músicas, ao mesmo tempo! Esta é a incoerência graciosa, que pode salvar alguns cds da lata de lixo!

Portanto, melhor do que falar de cds condenados e aprovados, é traçar os princípios de análise das canções, sempre a partir das Escrituras, e colocar algumas análises de música, como farei.

Espero que estas análises sejam úteis, não para condenar pessoas, mas para o crescimento do Reino de Deus e edificação dos santos.

abraço
:) SDG

Nenhum comentário: