sábado, 24 de novembro de 2007

Tudo tem o seu tempo...

Lembro de ter sido chamado não poucas vezes de contraditório ou sem sentido. A reclamação/acusação acontecia em um contexto muito simples: eu era/sou um cara conservador em termos teológicos, sério no que diz respeito ao culto e às coisas de Deus, mas que curte coisas diferentes e malucas, como heavy metal, reggae e uma boa diversão.

Eu poderia passar algum tempo demonstrando que não há qualquer contradição em ser conservador na teologia e curtir um som "progressista", se é que se pode falar assim (heavy metal hoje já é coisa de conservador também!), mas vou abordar apenas um aspecto, que Salomão falou muito antes de mim em Eclesiastes 3 - a noção de tempo apropriado para cada coisa.

Posso ser um metaleiro ou qualquer coisa do tipo (não sou nada que possa ser rotulado neste âmbito musical por transitar tranquilamente entre os mais diversos estilos de música) e ser, ao mesmo tempo, um cristão conservador. Basta que eu saiba a hora certa para cada coisa. Na hora do culto, por exemplo, não é hora de "bater cabeça" ou coisas semelhantes, mas é hora de adorar a Deus com a igreja, racional e conscientemente. Já em casa, ou num show, a liberdade é maior para manifestações físicas como a descrita acima.

Assim, eu não deixei de ser metaleiro enquanto estava no culto, nem deixei de ser cristão enquanto estava no show. As duas coisas não entraram em contradição. O que aconteceu foi um comportamento adequado ao tempo e espaço no qual eu estava inserido. Assim como ninguém vai ao dentista para dançar, ou ao supermercado para jogar futebol. Cada coisa ao seu tempo, e no seu devido lugar.

Nem sei exatamente porque comecei a falar sobre isso, mas lembrei, daí escrevi.

:) SDG

Nenhum comentário: